Milton Neris apresenta ao Governo projeto de logística fluvial para Palmas

O projeto de logística fluvial vai abranger a área do Distrito Industrial de Palmas, acompanhando o prolongamento da Avenida Theotônio Segurado, até a região da Agrovila Agrotins, ao Sul da cidade

Projeto é apresentado ao Governador
Descrição: Projeto é apresentado ao Governador Crédito: Ascom

Estimular a agricultura familiar e a piscicultura, por meio da implantação de um projeto de logística fluvial que abranja a área do Distrito Industrial de Palmas, acompanhando o prolongamento da Avenida Theotônio Segurado, até a região da Agrovila Agrotins, ao Sul da cidade. Esse um projeto é defendido pelo vereador Milton Neris (PR).

 

Na tarde de segunda-feira, 25, o projeto foi apresentado ao governador Marcelo Miranda e secretários estaduais durante audiência no Palácio Araguaia. Ao chefe do executivo estadual, o grupo de vereadores palmenses pediu o apoio para a viabilidade do projeto, justificando ainda que o processo produtivo e a comercialização para o mercado nacional poderia ser impulsionado pelo modal do aeroporto de Palmas, que se pretende construir.

 

Com base nos argumentos, Marcelo Miranda informou que será formada uma equipe para discutir e avançar na proposta, delegando papeis ao Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e à Secretaria de Desenvolvimento Regional e Habitação (Sedruh), entre outras pastas estaduais, haja vista que algumas áreas terão que passar por regularização fundiária, além de equipes técnicas de secretarias municipais e da Câmara Municipal, incluindo vereadores.

 

“O governador, sabendo da importância do agronegócio para o desenvolvimento do Estado, bem como do potencial da piscicultura, recebeu positivamente o projeto, tamanha sua área de abrangência e retornos”, comentou Neris.

 

O vereador disse também que algumas das 180 famílias que vivem na Agrovila Agrotins já desenvolvem a piscicultura e que o projeto foi apresentado às demais sem imposição para estimular a cadeia produtiva de peixe de água doce, que para ele é um dos mais saborosos. “Assim todos terão a opção de ter uma renda e de se fortalecerem economicamente. No entanto, cabe a nós agentes públicos e políticos criarmos mecanismos técnicos e darmos opções de logística favorável”, defendeu.

 

Plano Diretor

Outro assunto levado ao governador pelo grupo de vereadores foi a necessidade de se promover uma mudança no Plano Diretor de Palmas, como estratégia de desenvolvimento. “Temos atualmente grupos comunitários, a exemplo do Setor Lago Norte, que estão fora do perímetro urbano do Plano Diretor e que necessitam de moradia legal, somando a isso o fato de não estarem com regularização fundiária”, alertou Neris.

 

Para tanto, no próximo dia 28, às 19h30, a Câmara Municipal promoverá um amplo debate sobre as condições de vida no Setor Lago Norte durante audiência pública por meio de uma sessão itinerante. “Em Palmas, muita gente sonha em ser, de fato e de direito, dona de seu pedaço de chão”, concluiu.

Comentários (0)