Milton Neris promove encontro em Amastha e representantes da UMA

Como forma de valorizar a pessoa idosa, o vereador Milton Neris promoveu um encontro em o prefeito Amastha e idosos da UMA.

Milton Neris durante reunião no AMA
Descrição: Milton Neris durante reunião no AMA Crédito: Ascom

A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e a Prefeitura de Palmas devem formar parceria para fomentar políticas públicas em favor da pessoa idosa na Capital. Para tanto, um grupo de idosos da instituição se reuniu nesta quarta-feira, 12, com o prefeito Carlos Amastha (PSB) para alinhar a parceria, que prevê entre outras coisas o apoio da prefeitura na realização do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, que será realizado na Capital entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro.

 

Idealizado pelo vereador Milton Neris (PR), o encontro entre Amastha e os idosos da UMA foi uma oportunidade para o estreitamento de laços entre o Executivo Municipal e a instituição, bem como para discutir parcerias, visando, principalmente, o Congresso, que em Palmas será uma das atividades em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro em todo o mundo. “Queremos que Palmas seja a capital do idoso no País no mês de outubro”, disse a coordenadora nacional da UMA, Neila Barbosa Osório.

 

Neila lembrou ao prefeito que, por meio do vereador Milton Neris, já vem mantendo bons laços com a Câmara Municipal, mas é importante essa aliança com o Executivo. “Pensamos em estender as parceiras a outros municípios do Tocantins, onde temos campi da UFT”, lembrou.

 

Na reunião, Neris ressaltou a importância do Parque Municipal da Pessoa Idosa, que está em construção na área onde funciona um viveiro de mudas na Avenida Theotônio Segurado, como espaço de acolhimento. Além disso, Neris alertou quanto à necessidade de reformular o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, tornando-o mais efetivo do que atualmente. “Queremos, de fato, concretizar políticas públicas para as pessoas idosas. Para isso, vemos a necessidade de reformular o Conselho. Estaremos trabalhando nisso na Câmara Municipal, senhor prefeito, para que o Executivo sancione até o mês de outubro”, avisou o vereador.

 

Durante o encontro, Amastha destacou que assim como a prefeitura desenvolve políticas públicas para crianças e adolescentes, as pessoas idosas também devem ter seus direitos assegurados. “Em Palmas, temos a oportunidade de fazer as coisas de forma correta. Estamos dispostos a trabalhar juntos. Sem vocês da UMA, seria difícil concretizar, inclusive, a construção do Parque do Idoso. Tanto que queremos que a universidade leve sua tecnologia social para dentro do parque. Vocês tem a missão de expandir essa tecnologia”, disse o prefeito.

Comentários (0)