Osvaldo Reis participa de Encontro para prefeitos do Tocantins no Mec

Reis lembrou que a base política do Estado são os municípios e toda atuação deve ser voltada para os administradores municipais com obras que realmente atendam a população de baixa renda.

Osvaldo Reis e prefeitos no Mec
Descrição: Osvaldo Reis e prefeitos no Mec Crédito: Divulgação

 

Durante o Encontro de Prefeitos do Tocantins, ocorrido nesta quinta-feira, 16, em Brasília, no Ministério da Educação, que reuniu cerca de 80 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e secretários municipais de Educação, o deputado Osvaldo Reis (PMDB) citou parte de sua trajetória no Estado, especialmente nos municípios do Bico do Papagaio, muitos deles que o parlamentar ajudou a construir. Promovido pelo senador licenciado João Ribeiro (PR), o Encontro para os prefeitos do Tocantins tratou dos programas e ações desenvolvidas pelo MEC aos municípios.

Reis destacou o trabalho do senador licenciado João Ribeiro, frisando que sua ausência para tratamento de saúde deixa uma lacuna na Bancada Federal do Estado, mas confia que Ribeiro esteja restabelecido rapidamente reassumindo sua atuação política e também a coordenação da Bancada.

Reis lembrou que a base política do Estado são os municípios e toda atuação deve ser voltada para os administradores municipais com obras que realmente atendam a população de baixa renda. O deputado Osvaldo Reis lembrou ainda da responsabilidade que os parlamentares federais têm em relação ao Orçamento da União para a destinação de recursos que tragam resultados concretos nos municípios.

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentaram, detalhadamente, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação – Simec, que é um portal que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação.  No Simec os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades e recebem autorização para recebimento de recursos financeiros.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, abriu o encontro e apresentou os programas disponíveis.  “Tudo está à disposição de vocês. Façam sua parte que faremos a nossa”, disse Mercadante explicando que até 2016 todas as crianças com mais de quatro anos de idade terão que estar matriculadas na escola e a construção de 10 mil quadras poliesportivas no país.

Mercadante destacou ainda a ampliação de creches e garantiu meios para resolver os problemas que os prefeitos tocantinenses enfrentam como a conclusão das obras e manutenção das creches.

 

Comentários (0)