PEC das domésticas tem voto favorável de Júnior Coimbra

A matéria ainda precisa ser votada em segundo turno pela Câmara, antes de ser encaminhada para o Senado.

Deputado Junior Coimbra (PMDB)
Descrição: Deputado Junior Coimbra (PMDB) Crédito: Gustavo Lima

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (21), em primeiro turno, por 359 votos a 2, a Proposta de Emenda à Constituição 478/10, que amplia os direitos trabalhistas de domésticas, babás, cozinheiras e outros trabalhadores em residência.

 

Segundo o deputado Júnior Coimbra (PMDB), que votou favorável ao projeto, o texto estende às domésticas 16 direitos já assegurados aos demais trabalhadores urbanos e rurais contratados pelo regime de Consolidação das Leis de Trabalho.

 

Coimbra explicou que serão assegurados os direitos ao seguro desemprego; Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; garantia de salário mínimo; constituindo a sua retenção dolosa em crime; hora extra; seguro contra acidentes de trabalho; salário familiar; adicional noturno; hora extra; proteção contra despedida sem justa causa; seguro desemprego.

 

Para o parlamentar, a ampliação de direitos aos empregados domésticos representa uma grande conquista para a igualdade na sociedade brasileira. Trata-se de uma reparação histórica, uma avanço civilizatório”, disse.

 

Dos 16 direitos previstos, alguns poderão entrar em vigor de imediato após a promulgação da PEC, como a jornada de trabalho de 44 horas semanais, hora extra e proibição de trabalho de menores de 16 anos.

 

(Com informações da Agência Câmara)

Comentários (0)