Pela Unale, Luana Ribeiro representa legislativo brasileiro em evento no México

Durante o encontro, ocorreu a reunião da Rede de Mulheres parlamentares da COPA, onde a deputada debateu temas como a violência contra as mulheres, como única representante brasileira.

Deputada participa de evento no México
Descrição: Deputada participa de evento no México Crédito: Ascom

A deputada Luana Ribeiro (PR-TO), 1ª secretária geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participou nos últimos dias 9 a 11 de setembro da 14ª Assembleia Geral da Confederação Parlamentar das Américas - COPA, realizada na cidade de Guanajuato, México, como uma das representantes do parlamento brasileiro ao lado do presidente da Unale deputado Sandro Locutor (PPS-ES).  Como uma das fundadoras da COPA, a Entidade tem assento no comitê executivo e participa ativamente da tomada de decisões.

 

Durante o encontro foram debatidos temas como a realização de uma missão de observação eleitoral internacional ao Perú no mês de abril/2016; participação na COP21 e na conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que se realizará na França no final deste ano; além da criação de uma resolução de apoio às comunidades de imigrantes nos EUA e repúdio às manifestações do pré-candidato à presidência dos EUA, Donald Trump.

 

Com grande destaque, a Unale participou de todas as decisões e resoluções da COPA e do Comitê executivo, que é a instância administrativa máxima, assim como a instância decisória da diplomacia parlamentar da Confederação.

 

Para o presidente da Unale, Sandro Locutor, a participação no evento foi “extremamente importante para que a Unale estreite laços com os parceiros internacionais, além de promover um intercâmbio de ideias e ações, que só trazem crescimento para a entidade e para as Casas Legislativas”.

 

Ainda durante o encontro, ocorreu a reunião da Rede de Mulheres parlamentares da COPA, que contou com a participação da deputada Luana Ribeiro. Temas como a violência contra as mulheres e questões relativas à saúde feminina foram tratadas por representante de diversos estados. Para a deputada foi de extrema importância a participação da Unale no evento.

 

“Ser a única mulher representante do Brasil no evento foi uma honra e uma responsabilidade. Além da troca de informações sobre as políticas públicas globais, a exemplo da economia, meio-ambiente e direito das mulheres, durante os dias de Congresso conseguimos criar uma importante rede de contatos e conhecimento que será muito útil aos estados que representamos. Foi muito proveitoso”, avaliou a deputada. Ainda durante a reunião da Rede de Mulheres foram tratados temas, como a perseguição política contra as mulheres; e a conciliação da vida parlamentar com a vida privada.

 

Ao final do evento foi anunciada a indicação do deputado Sandro Locutor, na qualidade de presidente da Unale, para ocupar a cadeira de Primeira Entidade Interparlamentar Filiada à COPA, além da indicação da deputada Luana Ribeiro, como Secretária Geral da Unale, para ocupar a cadeira de Parlamentos Regionais e Organização Interparlamentar.

 

No evento estiveram presentes mais de 60 parlamentares de 15 países americanos (Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Canadá, Porto Rico, Costa Rica, México, Nicarágua, Cuba, Jamaica, República Dominicana, Venezuela, El Salvador e Guatemala), além de representantes da Coreia do Sul e da Turquia, diversos diplomatas, especialistas e acadêmicos.

 

A COPA volta a reunir em Assembleia Geral em outubro de 2016, provavelmente em Porto Rico.

 

(Com informações da Unale)

 

Comentários (0)