Professora Dorinha critica pressa na votação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM) criticou a pressa na análise do texto do projeto que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O projeto tramita em regime de urgência e será analisada concomitanteme...

O ministro da Educação, Fernando Haddad, irá na próxima semana à Câmara dos Deputados para discutir os planos do governo para a educação profissional. O convite foi feito pelas quatro comissões responsáveis pela análise do projeto (PL 1209/11), em tramitação na Casa, que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): de Educação e Cultura; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição, Justiça e de Cidadania. O programa prevê oferta de bolsas, garantia de financiamento na rede privada de ensino e expansão das vagas em escolas públicas.

O projeto que cria o Pronatec tramita em regime de urgência e será analisada concomitantemente pelas quatro comissões antes de seguir para o Plenário. A pressa na análise do texto, contudo, foi criticada pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

“Dada a dimensão do programa, a Câmara precisa de um tempo maior para deliberar. Até mesmo para colher mais informações de empresas, de escolas e da população a ser atendida em geral”. O relator do projeto na comissão de Educação e Cultura, deputado Biffi (PT-MS), diz a expectativa é que o relatório conjunto dos colegiados fique pronto até o dia 15 de julho.

Pela proposta, as bolsas serão concedidas aos estudantes matriculados em cursos de formação profissional técnica de nível médio e aos trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, que frequentem cursos de qualificação com duração de pelo menos 160 horas. O texto também prevê a ampliação da concessão de financiamento para cursos de nível médio profissionalizantes privados por meio do Fies. Para essas duas ações, a previsão de gasto no primeiro ano é de R$ 700 milhões e R$ 300 milhões, respectivamente.

A audiência pública com o ministro Haddad está prevista para o dia 15, às 14h30, no Plenário 10. (Com informações da Assessoria)

Comentários (0)