Projeto sobre royalties pode entrar na pauta nesta semana, diz Coimbra

Coimbra informou que a definição da pauta deve ser discutida pelos líderes partidários em reunião a ser realizada hoje com o presidente Marco Maia (PT-RS). O parlamentar defende a votação da proposta

Deputado Junior Coimbra (PMDB)
Descrição: Deputado Junior Coimbra (PMDB) Crédito: Beto Oliveira

De volta a Brasília para participar da agenda de trabalho na Câmara dos Deputados, o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB) afirmou na manhã desta terça-feira (16) que a presidência daquela Casa Legislativa tem a intenção de colocar em votação ainda nesta semana o projeto de lei que redistribui os royalties do petróleo (PL 2565/11).

 

Segundo Coimbra, a definição dessa pauta deverá ser discutida pelos líderes partidários em reunião a ser realizada hoje com o presidente Marco Maia (PT-RS). O parlamentar defende a votação da proposta rapidamente. “Trata-se de um tema muito importante para o desenvolvimento do país. Não podemos retardar mais a sua apreciação, afirmou.

 

O projeto enfrenta resistência dos estados produtores, principalmente do Rio de Janeiro. O texto em análise na Câmara vem do Senado e, se modificado aqui, retorna para nova votação dos senadores.

 

Os royalties são um percentual do lucro obtido pelas companhias exploradoras pago à União, aos estados e aos municípios. O pagamento é uma forma de compensação pelo uso do recurso natural, que é caro e não renovável, e pelos impactos causados nas cidades exploradoras.

 

O PL 2565/11 beneficia estados e municípios não produtores, ou seja, que não têm área de extração de petróleo.

 

(Com informações da Agência Câmara)

 

 

Comentários (0)