Seminário articulado por Ribeiro reúne cerca de 80 prefeitos do Estado no MEC

Cerca de 80 prefeito do Tocantins estiveram presentes em um seminário realizado no Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 16...

Senador João Ribeiro com ministro
Descrição: Senador João Ribeiro com ministro Crédito: Divulgação

 

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentaram, detalhadamente, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação – Simec, que é um portal que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação a cerca de 80 prefeitos tocantinenses nesta quinta-feira, 16.

No Simec os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades e recebem autorização para recebimento de recursos financeiros.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, abriu o encontro e apresentou os programas disponíveis.  “Tudo está à disposição de vocês. Façam sua parte que faremos a nossa”, disse Mercadante explicando que até 2016 todas as crianças com mais de quatro anos de idade terão que estar matriculadas na escola e a construção de 10 mil quadras poliesportivas no país.

Mercadante destacou ainda a ampliação de creches e garantiu meios para resolver os problemas que os prefeitos tocantinenses enfrentam como a conclusão das obras e manutenção das creches.

O senador João Ribeiro (PR-TO), que está licenciado para tratamento de saúde, participou do encontro e recebeu o carinho dos prefeitos. Mercadante disse que Ribeiro é o senador que mais inaugurou creches no Brasil. “É o melhor embaixador que Tocantins poderia ter em Brasília”.

Sobre o encontro, Ribeiro disse que é uma ótima oportunidade para afinar o trabalho das prefeituras com as ações do ministério. “Esse encontro vai ser muito enriquecedor para os prefeitos. Nós pegamos pesado na questão das creches para as cidades de Tocantins”.

Atenção do MEC

João Ribeiro lembrou que Tocantins precisa de mais atenção do MEC. “Precisamos resolver os problemas que assolam esses prefeitos. As obras de mais de 70 creches estão com pendências, precisando terminar”, explicou. O senador lembrou ainda que cada município tocantinense precisa de, pelo menos, uma escola de tempo integral.

O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) elogiou a iniciativa e deixou recado para os prefeitos: “Não percam tempo para que a confecção dos projetos não inviabilize sua gestão”.

Ataídes elogiou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e pediu ampliação nas regiões Norte e Nordeste. “Os jovens do Norte e Nordeste precisam de mais cultura, de mais educação e, consequentemente, de oportunidades", afirma.

 Orações pela saúde

“Peço que vocês continuem orando por mim. Deus pode tudo! Só quero ter saúde. A minha grande paixão é o meu querido estado do Tocantins. Quero continuar ajudando os municípios, ainda temos muito tempo para trabalhar”, disse Ribeiro ao agradecer as preces das pessoas pela sua recuperação.

 Próximo encontro

João Ribeiro disse que irá organizar mais um encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Precisamos fazer um seminário como este na Saúde. A questão é muito séria, inclusive no estado de Tocantins”.

Também participaram do evento os deputados federais César Hálum (PSD) e Osvaldo Reis (PMDB); os deputados estaduais Stalin Bucar (PR) e Luana Ribeiro (PR), e o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito Leonardo Cintra (PSDB).

 

Comentários (0)