Senadora comemora realização de 1.000 cirurgias do programa Catarata Zero

Ação criada por Kátia Abreu visa a atender pacientes de todos os municípios do estado

Crédito: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) comemorou nesta terça-feira (4), em pronunciamento no Senado, o sucesso do programa “Tocantins - Catarata Zero”. Lançada pela parlamentar no final de 2019, a ação já realizou mais de mil cirurgias em paciente de diversos municípios.

 

Para a realização das consultas e dos procedimentos cirúrgicos, a senadora destinou R$ 6 milhões em emendas parlamentares para a primeira etapa do programa. O objetivo de Kátia Abreu é zerar as filas do SUS para essas cirurgias, atendendo pacientes de todos os 139 municípios tocantinenses.

 

Kátia Abreu esclareceu que toda a população tem direito a atendimento por meio do programa. “Não existe indicação política: você vai ao postinho de saúde, consulta-se com o médico e ele vai te colocar na rede do SUS, na regulação. ‘Ah, mas eu estou lá há muitos anos e nunca operei’. Com esse programa é diferente. Você não operava porque não havia clínica especializada para fazer o exame. Agora, as clínicas particulares estão sendo pagas para isso”, destacou.

 

Em seu discurso, a senadora lembrou que o grande diferencial do programa é levar à população carente o atendimento de ponta. As pessoas que estavam na fila do SUS para cirurgias estão sendo operadas em clínicas particulares. Se fossem pagar pelo procedimento, os pacientes teriam que desembolsar em torno de R$ 15 mil. 

 

“Vamos fazer as cirurgias nas clínicas particulares, onde se opera o rico, onde opera o plano de saúde. Lá não há um equipamento de microscópio para pobre e outro para rico. Essa é a grandeza do programa: vamos esvaziar os hospitais públicos e ocupar as clínicas particulares de oftalmologia que aderiram”, explicou.

Comentários (0)