Solange Duailibe denuncia falta de médico plantonista e de lençóis no Dona Regina

A deputada afirmou que passou o último fim de semana acompanhando uma gestante no Hospital e detectou junto às pacientes as dificuldades que a população tem enfrentado ao procurar o Dona Regina

Deputada estadual Solange Duailibe
Descrição: Deputada estadual Solange Duailibe Crédito: Foto: Dicom AL

A deputada estadual Solange Duailibe (PR) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 20, para denunciar o descaso por que passam os as gestantes que necessitam dos atendimentos no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas.

 

A parlamentar afirmou que passou o último fim de semana acompanhando uma gestante no Hospital e detectou junto às pacientes as dificuldades que a população tem enfrentado ao procurar o Dona Regina. “A paciente não pode fazer uma ultrassom à noite porque não tem médico plantonista para fazer o exame a noite. É um absurdo uma maternidade não ter médico durante a noite”, afirmou a parlamentar.  De acordo com o relato da deputada, o atraso na realização do exame resultou na perda do bebê pela mãe que a deputada acompanhava. Solange Duailibe denunciou também que a paciente foi mandada pra casa mesmo ainda passando mal e com alteração de pressão.

 

Durante o período que esteve no Hospital, a deputada relatou que percebeu a falta até de lençóis limpos para o uso das pacientes e que alertou os  servidores sobre essa precariedade. Solange Duailibe pediu que o Governador do Estado e a primeira visitem o Hospital para constatar os problemas. “Quando fui primeira dama de Palmas estava no Dona Regina toda semana e criei um programa para dar assistência às mães e seus bebês, inclusive com entrega de “kits bebês” e o transporte das mães para o Hospital e para suas casas”, afirmou a deputada que ouviu de servidores do Dona Regina que o programa foi encerrado e hoje as famílias carentes não recebem mais essa assistência.

 

Além da Reforma do Dona Regina, Solange Duailibe argumentou sobre a necessidade de construção de uma nova Maternidade em Palmas, que possa atender a atual demanda e também com estrutura moderna que dê as melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos pacientes.

 

Efetivo Policial

Em requerimento apresentado na sessão desta terça-feira, 20, a deputada Solange Duailibe solicita informações ao Governo do Estado sobre o número de Policiais Militares na ativa no Estado. De posse de estudos que sugerem um número ideal para o efetivo acima de 8 mil policiais, a parlamentar justifica que o Estado está longe de atingir esse índice. A prova são municípios sem efetivo policial e o crescente número de crimes.

 

Com a informação sobre o número atual do efetivo policial, a deputada Solange Duailibe pretende buscar alternativas para que a Polícia Militar seja melhor estruturada com efetivo, armamento e viaturas.

 

Comentários (0)