Toinho Andrade propõe isenção de taxa de inscrição a doares de sangue e medula

Projeto de Lei foi apresentado nesta terça-feira e abrange inscrição em concursos públicos da administração direta, indireta e fundacional do Estado do Tocantins

Deputado estadual Toinho Andrade
Descrição: Deputado estadual Toinho Andrade Crédito: Dicom/AL

O deputado Toinho Andrade apresentou na manhã desta terça-feira, 6, Projeto de Lei que determina a isenção de taxas/tarifas e outras despesas oriundas da inscrição para concursos públicos da administração direta, indireta e fundacional do Estado do Tocantins, aos doadores de sangue e medula óssea cadastrado no órgão competente.

 

Atualmente são coletadas no Brasil cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), ainda não é o suficiente para suprir toda a necessidade de sangue que os hospitais e unidades de saúde precisam.

 

Para o deputado Toinho Andrade doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas, principalmente porque o sangue é insubstituível e não pode ser produzido por nenhum processo artificial. “Dessa forma somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão. Diante disso é importante incentivar a doação de sangue, para que a corrente da solidariedade se multiplique e vida seja preservada em sua essência”, afirma.

 

Os doadores voluntários de sangue e os doadores de medula óssea ficam dispensados do pagamento da taxa de inscrição em concurso público para preenchimento de vagas na administração pública direta, indireta e fundacional do Estado do Tocantins, sendo tal medida mecanismo propulso de estimulo e fomentadora de novos adeptos a praticar a solidariedade em prol da vida.

Comentários (0)