Toinho Andrade solicita convênio entre secretaria de Saúde e Centro Oncológico

Deputado apresentou requerimento solicitando firmação de convênio entre a secretaria de Saúde e o Centro Oncológico de Palmas. Objetivo é que pacientes realizem tratamento sem precisar se deslocar

Toinho solicita convênio
Descrição: Toinho solicita convênio Crédito: Divulgação

A radioterapia é um tratamento utilizado em pacientes com câncer, no qual se utiliza radiações ionizantes, que é um tipo de energia direcionada, para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Em alguns casos, a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia, que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer.

 

Atualmente as pessoas que precisam do tratamento de Radioterapia em Palmas, têm que se deslocarem para outros centros, causando transtornos ao paciente e à família que muitas vezes não têm estrutura em outras localidades. Ocorre que este deslocamento acontece no momento em que os pacientes estão fragilizados pelo diagnóstico do câncer, pela quimioterapia e ou pela cirurgia previamente realizada em alguns casos.

 

 
 

Para o Deputado Toinho Andrade muitos pacientes que saem para outros Estados para realizar o seu tratamento, muitas vezes são prejudicados por uma carência afetiva, causada pela distância dos familiares, por uma alimentação que não é a da sua casa e entre outros.

 

O Parlamentar ressalta que muitas vezes pelo simples fato de estar fora de casa, a sua saúde já é prejudicada, lembrando que este é um momento que o paciente precisaria estar restabelecido emocionalmente para tolerar o tratamento. Diante disso, temos instalado em Palmas o Centro Oncológico de Palmas que foi fundado em 2004, pelo médico oncologista clínico Jorge Luís Saade Cormane. Com instalações modernas, e, que conta com uma estrutura ampla que oferta a Radioterapia.

 

A firmação de convênio entre o Governo do Estado do Tocantins por meio da Secretaria de Saúde e o Centro Oncológico de Palmas, os pacientes poderão realizar o tratamento bem próximo de seus lares, otimizando a recuperação dos pacientes.

 

Reforço que tal convênio irá acarretar em grande economia financeira para o Estado, haja vista que o deslocamento para Tratamento Fora do Domicilio - TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica às unidades de saúde de outro município ou Estado, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.

 

Além disso, destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva. Dessa forma, o convênio irá beneficiar a comunidade tocantinense ampliando a possibilidade de tratamento de Radioterapia em Palmas.

Comentários (0)