Vereador Cleiton Cardoso recebe foliões do Divino Espírito Santo

Em apoio a tradicional festa do Divino Espírito Santo que acontece todos os anos no município de Monte do Carmo de 7 a 18 de julho, o vereador Cleiton Cardoso recebeu os foliões de Monte do Carmo.

Vereador Cleiton Cardoso
Descrição: Vereador Cleiton Cardoso Crédito: Lourenço Bonifácio


Em apoio a tradicional festa do Divino Espírito Santo que acontece todos os anos no município de Monte do Carmo de 7 a 18 de julho, o vereador Cleiton Cardoso (PSL) recebeu nesse final de semana os foliões de Monte do Carmo. O encontro aconteceu na fazenda Barreiro Dantas, de propriedade da Família Cardoso. 

Na oportunidade, o vereador que também é devoto do Divino Espírito Santo, informou que participa da festa há mais de 20 anos. “Eu sou devoto do Divido Espírito Santo, todos os anos a gente recebe os foliões, isso já é uma tradição deixada pelo meu avô e que meus pais deram continuidade”, declarou.

O vereador também falou sobre o objetivo do evento. “A meta é evangelizar nas fazendas através do canto, buscar ajuda para a festa que acontece em Monte do Carmo, isso é feito de coração, por amor mesmo, é uma tradição da nossa família”, informou.

Já o pai do vereador, José Cardoso de Almeida, de 83 anos falou da alegria em promover o evento. “Eu e minha esposa (dona Ivanilde Louzeira Cardoso, de 73 anos) recebemos os foliões todos os anos, eles não precisam nem pedir, só nos avisar o dia que irão passar aqui que a gente prepara tudo para recebê-los. Isso é uma tradição deixada pelos meus pais e que nós demos continuidade”, disse.

Seu José acredita que a tradição também deve se estender a filhos e netos. “Hoje, meus filhos todos participam e apoiam, mas a nossa devoção deve se estender aos demais parentes, pois já temos vários netos que ajudam na realização da festa, isso me deixa muito feliz. Sabe aquele filho que quer seguir a tradição do pai, é isso que faço há muitos anos e quero deixar para meus filhos e netos”, finalizou.

Durante a festa, houve os cantos de agradecimentos, as rodas e a Sussa (dança Afro Brasileira, presente em praticamente todas as festas religiosas).

Na prática funciona assim. Os foliões chegam na propriedade e através de um conto fazem o pedido de pouso e após a recepção do proprietário, eles jantam e somente depois iniciam os agradecimentos com cantos, onde também é realizada a roda e a Sussa.

Visitas ilustres

Além dos foliões, participaram do evento, a convite do vereador Cleiton Cardoso, os vereadores Joaquim Maia (PV), Emerson Coimbra (PMDB), Etinho Nordeste (PPS), Iratã Abreu (PSD) e o presidente da Câmara, Major Negreiros (PP).

Comentários (0)