Waldson da Agesp luta por piso salarial para servidores de limpeza pública

Projeto de Lei propõr piso no valor R$ 1.356, equivalente a dois salários mínimos, reajustado para conservação do seu poder aquisitivo, anualmente...

Vereador Waldson da Agesp
Descrição: Vereador Waldson da Agesp Crédito: Ascom

O vereador Waldson da AGESP (PT), requereu em plenário, sendo encaminhado ao executivo municipal, a elaboração do Projeto de Lei para implementação de piso salarial para trabalhadores em serviço de coleta de resíduos e de limpeza e conservação de áreas públicas, no valor de R$ 1.356,00 (um mil trezentos e cinquenta e seis reais), equivalente a dois salários mínimos, reajustado para conservação do seu poder aquisitivo, anualmente.

A implementação do piso salarial para os trabalhadores em serviço de coleta de resíduos de limpeza e conservação de áreas públicas, popularmente conhecidos como garis ou lixeiros, visa propiciar maior dignidade a essa classe, disponibilizando recursos que atenda suas necessidades básicas, bem como moradia, alimentação, e saúde.

Essa classe trabalhadora é essencial para o funcionamento de nossa cidade. Pois são esses profissionais que passam o dia expostos ao sol, e a vários outros tipos de riscos e preconceitos. Contudo, continuam executando seu trabalho essencial e imprescindível, sempre mantendo a limpeza e a conservação dos espaços públicos, garantindo a qualidade de vida do cidadão palmense.

Infelizmente, apesar do seu imensurável valor, esses servidores menosprezados por tantas pessoas, têm seu papel ignorado. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), cada brasileiro produz 1,1 quilo de lixo em média por dia.

 “É impossível imaginar como seria a sociedade sem os funcionários de limpeza pública. Devemos ter consciência e reconhecer as tarefas desempenhadas por cada uma dessas pessoas, pois todas elas têm o seu valor. Eles merecem um salário digno!”, frisou o parlamentar. Esses profissionais são de extrema importância dentro da sociedade, pois são eles que impedem o acúmulo de lixo nas ruas e nos bueiros, impedindo também as enchentes, propagação de bichos e doenças na cidade.

 

Comentários (0)