A abertura da 7ª edição do Festival da Cultura Japonesa reuniu, na última sexta-feira, 14, centenas de pessoas. O evento foi prestigiado pelo embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda, pelo Governador Marcelo Miranda, pela deputada federal Dulce Miranda e pela vice-governadora Claudia Lelis.
O Festival tem o apoio do Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e da Comunicação Social e é realizado pela Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins.
Em seu discurso em japonês, que contou com tradução simultânea, o embaixador agradeceu os esforços do governo do Tocantins para a difusão da cultura japonesa no estado. "São cerca de mil eventos comemorativos no Brasil inteiro e o sétimo festival de cultura japonesa do Tocantins faz parte dessa programação. Espero que seja uma ótima ocasião para que os tocantinenses possam aprofundar seus conhecimentos sobre as nossas tradições”, concluiu o embaixador.
O governador Marcelo Miranda falou das habilidades e valores japoneses, que são passados de geração em geração, e afirmou que vai trabalhar para que os dois países continuem evoluindo em diversos tipos de parceria. “Vamos fazer o melhor para que o Tocantins e o Japão possam continuar a trilhar esse caminho de parcerias econômicas, sociais e culturais”, afirmou.
Durante a cerimônia de abertura o grupo de Taiko Koendaiko (Tambores tradicionais japoneses) se apresentou pela primeira vez com o grupo Tambores do Tocantins, um espetáculo que surpreendeu e encantou a todos. “Isso é Brasil, esse encontro de culturas. Nossas raízes tradicionais foram formadas por pessoas de todos os lugares do mundo e continuam a se mesclar com todos os povos”, declarou o secretário da Cultura Melck Aquino, um dos idealizadores do evento na Praça dos Girassóis.
A primeira noite do Festival contou ainda com a atração musical Joe Hirata e com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Tocantins, Tambores do Tocantins, oficinas de origami, cerimônia do chá, exposições de bonsai e ikebana, concurso de cosplay e o “Tanabata”, ritual de preces tradicional, também aberto ao público. Neste sábado, 15, quem comanda o palco é o cantor Edson Saito.
Com informações Ascom Secult
Comentários (0)