Aberto oficialmente, Festival da Cultura Japonesa tem grande público em Palmas

Na primeira noite do 7º Festival da Cultura Japonesa grande público se reuniu na Praça dos Girassóis para abertura oficial do evento, que acontece durante todo final de semana em Palmas.

Aberto oficialmente Festival da Cultura Japonesa
Descrição: Aberto oficialmente Festival da Cultura Japonesa Crédito: Manoel Júnior

A abertura da 7ª edição do Festival da Cultura Japonesa reuniu, na última sexta-feira, 14, centenas de pessoas. O evento foi prestigiado pelo embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda, pelo Governador Marcelo Miranda, pela deputada federal Dulce Miranda e pela vice-governadora Claudia Lelis.

 

O Festival tem o apoio do Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e da Comunicação Social e é realizado pela Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins.

 

Em seu discurso em japonês, que contou com tradução simultânea, o embaixador agradeceu os esforços do governo do Tocantins para a difusão da cultura japonesa no estado. "São cerca de mil eventos comemorativos no Brasil inteiro e o sétimo festival de cultura japonesa do Tocantins faz parte dessa programação. Espero que seja uma ótima ocasião para que os tocantinenses possam aprofundar seus conhecimentos sobre as nossas tradições”, concluiu o embaixador.

 

O governador Marcelo Miranda falou das habilidades e valores japoneses, que são passados de geração em geração, e afirmou que vai trabalhar para que os dois países continuem evoluindo em diversos tipos de parceria. “Vamos fazer o melhor para que o Tocantins e o Japão possam continuar a trilhar esse caminho de parcerias econômicas, sociais e culturais”, afirmou.

 

Durante a cerimônia de abertura o grupo de Taiko Koendaiko (Tambores tradicionais japoneses) se apresentou pela primeira vez com o grupo Tambores do Tocantins, um espetáculo que surpreendeu e encantou a todos. “Isso é Brasil, esse encontro de culturas. Nossas raízes tradicionais foram formadas por pessoas de todos os lugares do mundo e continuam a se mesclar com todos os povos”, declarou o secretário da Cultura Melck Aquino, um dos idealizadores do evento na Praça dos Girassóis.

 

A primeira noite do Festival contou ainda com a atração musical Joe Hirata e com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Tocantins, Tambores do Tocantins, oficinas de origami, cerimônia do chá, exposições de bonsai e ikebana, concurso de cosplay e o “Tanabata”, ritual de preces tradicional, também aberto ao público. Neste sábado, 15, quem comanda o palco é o cantor Edson Saito.

 

Com informações Ascom Secult

Comentários (0)