O Instituto Araguaia do Tocantins em parceria com a Fundação Cultural do Tocantins através do Prêmio do Edital de Cultura 2011 Job Carvalho realiza nesta quarta-feira,5, a abertura da Feira de Artesanato do Pequi, no Bosque dos Pioneiros em frente ao paço municipal .
O evento acontecerá de 5 a 7 de dezembro de 2012 das 14 às 22hs, onde, serão disponibilizados 20 stands para os artesãos e 10 stands para alimentação, além da palestra sobre associativismo e cinco oficinas de artesanato gratuitas ao público presente.
A feira é composta por artesãos de vários municípios do estado do Tocantins, que irão expor e comercializar cerca de 500 itens artesanais. Para a realização do evento são gerados vários empregos diretos e indiretos.
De acordo com o diretor do Instituto Araguaia do Tocantins, Wilson Alves, o objetivo do evento vai além de estimular o resgate das vocações regionais, levando à preservação das culturas locais e à formação de uma mentalidade empreendedora.
“Por meio da capacitação das organizações e de seus artesãos para a sociedade de mercado, onde o padrão de qualidade e a capacidade de produção são alguns dos fatores que determinam a aceitação deste produto no mercado interno e externo estamos realizando trabalhos para a valorização do artesão no Tocantins, através de iniciativas que integrem o setor público, privado e a sociedade civil e de políticas públicas para o seu desenvolvimento, inserindo o artesanato na economia real,” destacou Wilson.
Para o artesão pioneiro em Palmas, Nilson Jr., a Feira do Pequi pode influenciar diretamente no volume dos negócios contribuindo para as vendas de natal, pois o artesanato sempre será uma forma surpreendente de presentear amigos e familiares com peças únicas e exclusivas.
“A criatividade que caracteriza os artesãos e artistas tocantinenses em particular, os materiais utilizados e as técnicas empregadas na confecção dos produtos artesanais, traduzem a sua identidade e a riqueza da sua cultura. Toda essa riqueza, aliada aos atrativos naturais e turísticos e a simpatia do seu povo, atraem e seduzem admiradores de toda parte do mundo,” ressalta Nilson. (Assessoria)
Comentários (0)