Começa neste sábado, 27, Concurso Nacional de Quadrilhas na Praça dos Girassóis

É a segunda vez consecutiva que a competição é realizada na capital

Serão 19 quadrilhas de 18 estados brasileiros
Descrição: Serão 19 quadrilhas de 18 estados brasileiros Crédito: Wlademir Filho

O governo do Tocantins traz à Palmas neste fim de semana, 27 e 28 de julho, a 9ª edição do Concurso Nacional de Quadrilhas. É a segunda vez consecutiva que a competição é realizada na capital. O evento este ano será realizado na ala norte da Praça dos Girassóis e vai contar a participação de mais de nove mil dançarinos de 19 quadrilhas de 18 estados das regiões norte, nordeste, centro oeste e sudeste. Representando o Tocantins participarão os grupos Caipiras do Borocoxó e Cafundó do Brejo, ambos da capital.

A estrutura do evento, cuja montagem está em fase de finalização, contará com grande arena para a apresentação das quadrilhas e com barraquinhas que comercializarão comidas típicas, além de artesanato.

Conforme o assessor técnico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Lucas Xavier, as quadrilhas vencedoras receberão troféus inspirados no músico Dominguinhos (recentemente falecido), dentro outras premiações. “Os troféus trarão a face desse grande representante da cultura popular brasileira (Dominguinhos). Isso já estava definido mesmo antes do seu falecimento. É uma justa homenagem”, pontua Lucas.

A abertura do evento, prevista para 18 horas, será feita por grupos de danças tradicionais de Catira, Sússia e Folia de Reis. Haverá ainda a participação especial da quadrilha junina evangélica Busca Fé, de Brasília, e caravanas de 15 municípios tocantinenses. O evento tem entrada gratuita.

O Concurso é uma realização do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com a Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas (Confebraq) e a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto).

 

Seminário

Com o tema: O Saber Junino como fonte de informação e formação do conhecimento, o 1º Seminário Estadual para Jurados de Quadrilhas Juninas será aberto nesta sexta-feira, 26, às 18h30, no auditório do Palácio Araguaia. O encontro segue até sábado, 27.

O seminário é voltado a jurados, dançarinos, professores de dança e pessoas interessadas em conhecer mais sobre a avaliação das quadrilhas juninas. De acordo com Lucas Xavier, esta é a primeira vez que o encontro é realizado. “Durante o seminário vamos abordar temas relacionados aos julgamentos e quesitos, por exemplo, figurino, coreografia, repertório musical, evolução e harmonia”, explica.

Interessados em participar do Seminário podem entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento da Educação, da Seduc pelo telefone: 9934-2191.

 

TVE Tocantins transmite quadrilhas ao vivo

Está quase tudo pronto para um dos maiores trabalhos de transmissão ao vivo já realizados pela TV pública do Tocantins. A TVE transmite no sábado e domingo o 9º Concurso Nacional de quadrilhas, que será realizado pelo segundo ano consecutivo em Palmas. Mais de 30 profissionais estão envolvidos nesse trabalho.

A transmissão ao vivo vai começar às 21h30 no sábado, logo após o Repórter Brasil. E no domingo o início será às 21 horas, depois do Campeonato Brasileiro Série C.

Para o trabalho, um estúdio está sendo montado na Praça dos Girassóis, ao lado da arena onde serão realizadas as apresentações. Quatro câmeras vão estar dispostas para capturar as melhores imagens.

A TVE Tocantins também vai disponibilizar o sinal, via satélite, para as emissoras de todo o Brasil, interessadas em receber as imagens do concurso. Segundo o jornalista Clédiston Ancelmo, diretor de Jornalismo da Fundação Redesat, esse será mais um grande desafio para a emissora. “Temos tradição de várias transmissões ao vivo, mas dessa vez vamos estar mostrando para todo o país, uma das maiores manifestações culturais do nosso Estado”, afirmou Ancelmo.

O 9º Concurso Nacional de Quadrilhas vai reunir mais de três mil dançarinos de 18 diferentes estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O evento é uma realização do governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) em parceria com a Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas (Confebraq) e a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto).

 

 

 

Comentários (0)