Espetáculo “Flor de Macambira” estréia nova temporada em Taquaruçu nesta terça

Peça conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma.

Anuncio
Descrição: Anuncio Crédito: Divulgação

No próximo dia 14 de janeiro o grupo paraibano SerTão Teatro estréia nova temporada do premiado espetáculo “Flor de Macambira” no Canto das Artes, Distrito de Taquaruçu, na cidade de Palmas. A peça conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. O texto é de Rosyane Trotta e do Ser Tão Teatro; e a direção é da carioca Christina Streva. O espetáculo é para todas as idades, a entrada é gratuita e a apresentação começa às 20h.

 

Contada na levada do bumba meu boi e do cavalo marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, a peça é encenada em praça pública, gratuitamente para o público de todas as idades.

 

A turnê “Flor do Norte”, que começa em Gurupí, segue para Palmas no dia 14, onde o grupo realiza além da peça teatral uma oficina de formação de atores e criação de persoangem. Até o dia 13 de fevereiro, o coletivo teatral paraibano circula nos sete estados da Região Norte, percorrendo dez mil quilômetros para apresentar o espetáculo “Flor de Macambira” em outras nove cidades da região: Castanhal(PA), Macapá(AP), Mazagão (AP), Cantá (RR), Manacapuru (AM), Plácido de Castro (AC), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Candeias do Jamari (RO).  


 

Ao longo de 36 dias, uma equipe de 13 pessoas, cenário, equipamentos de luz, som e adereços (que pesam cerca de uma tonelada) percorrem os dez mil km de ‘Flor No Norte’ de avião, ônibus, caminhão e barco para levar a magia do teatro de rua para as praças das onze cidades.  Além das apresentações, são ofertadas oficinas nas quatro capitais do roteiro: Palmas (TO), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).


 

Trajetória de sucesso: prêmios e apresentações em 55 cidades de 20 estados do Brasil


 

Contemplada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, que seleciona os espetáculos que mais se destacaram nos anos anteriores, a turnê ‘Flor No Norte’ celebra sete anos de sucesso de público e de reconhecimento profissional do Ser Tão Teatro que, ao fim dessa turnê, terá realizado apresentações de “Flor de Macambira” em 55 cidades de 20 estados do Brasil e atingido um público estimado em 165 mil pessoas.

 

A peça estreou, em fevereiro de 2011, em outra turnê emblemática, que percorreu 10 cidades ribeirinhas do leito do Rio São Francisco e seguiu para Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde a crítica Bárbara Heliodora se rendeu à peça: “Cultura Popular em Espetáculo Encantador”, foi o título publicado no jornal O Globo, em março daquele ano.

 

O Coletivo Ser Tão Teatro


 

Fundado na Universidade Federal da Paraíba em 2007, o Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa que circulou por mais de 80 cidades brasileiras com seu repertório.  Atualmente, o coletivo é um dos mais admirados e respeitados grupos teatrais do Nordeste.  Contemplado com mais de 20 editais públicos de cultura, o Ser Tão Teatro possui sede em João Pessoa, onde desenvolve atividades contínuas de formação de plateia, oficinas artísticas e intercâmbio cultural. Em novembro de 2011, publicou “Em 3 Atos”, livro que reúne depoimentos, críticas e textos sobre os três espetáculos de repertório do grupo: “Vereda da Salvação”, “A Farsa da Boa Preguiça” e “Flor de Macambira”. Promove anualmente, desde 2008, a Mostra de Teatro de Grupo de João Pessoa que integra coletivos teatrais de outros estados com a cena paraibana e enriquece a vida cultural da cidade com a oferta de espetáculos e oficinas gratuitas.

 

Acesse a programação completa da turnê, fotos e vídeos em sertaoteatro.com.br/flornonorte.

 

Serviço:


 

Flor de Macambira”, texto de Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro, direção de Christina Streva, com Cida Costa, Fabiano Furmiga, Gladson Galego, Isadora Feitosa, Polly Barros, Rafael Guedes, Thardelly Lima e Zé Guilherme.


 

Duração: 57 minutos; Classificação Indicativa: Livre.


 

Sinopse: O Ser Tão Teatro encena “Flor de Macambira”, peça de teatro de rua que conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas, e para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. Na levada do bumba meu boi e do cavalo marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, as peripécias de Catirina e Mateus são contadas com leveza, crítica social e bom humor.


 

Cidade: Palmas

Local da Oficina: Canto das artes- Distrito de Taquaruçu

Dia: 13/01/2014

Hora: 09 às 13h

Local da Apresentação: Canto das artes- Distrito de Taquaruçu.

Dia: 14/01/2014

Hora: 20h

 

Ficha Técnica:

Texto:Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro

Concepção e Encenação: Christina Streva


 

Elenco: Cida Costa, Fabiano Furmiga, Gladson Galego, Isadora Feitosa, Polly Barros, Rafael Guedes, Thardelly Lima e Zé Guilherme.


 

Assistente de Direção: Breno Sanches e Thardelly Lima

Direção Musical: Beto Lemos e Zé Guilherme

Letra das Músicas: Beto Lemos e Thardelly Lima

Músicas instrumentais: Beto Lemos

Preparação Corporal: Juliana Manhães e Valéria Vicente

Coreografia: Juliana Manhães

Treinamento de Comicidade: Maíra Kesten

Orientação Vocal: Jane Celeste Guberfain

Cenografia e Adereços: Carlos Alberto Nunes

Assistente de Cenografia: Arlete Rua

Cenotécnico: Marcos Souza

Equipe de Adereços: Arlete Rua, Thaís Boulanger, Rodrigo Reinoso,

Marcello Villar e Aline Vargas

Modelagem de Máscaras: Bruno Dante

Costureira de Cenário: Vera Pontes

Pintura de Arte: Nilton Katayama e Regina Katayama

Figurinista: Daniele Geammal

Assistente de Figurinos: Renata Cortes

Confecção de Figurinos: Caio Braga

Costureiras de Figurinos: Fátima Araújo e Marlene de Paula

Estagiária de Costura: Gê Bz

Costumização de Figurinos: Mírian Meee

Visagismo: Mona Magalhães

Assistente de Visagismo: Rodrigo Reinoso

Iluminação: Gladson Galego

Operação de Luz: Thiago Santino

Coordenação de Comunicação: Carla de Gonzales – PAGU Comunicação

Assessoria de Imprensa: Carla de Gonzáles e Vanessa Queiroga

Cinegrafista: Arthur Lins e Bernardo Fernandes

Ilustrações: Bruno Dante

Projeto Gráfico e Hotsite: Bairro Novo

Produção e Administração: Ser Tão Teatro

Produção Executiva Turnê: José Hilton

Produção Turnê: Samara Martins

Secretariado: José Hilton

Realização: Ser Tão Teatro

Comentários (0)