A Agenda Cultural deste final de semana pós feriado vem recheada de atrações para o lazer do tocantinense. Em Palmas, uma exposição fotográfica com temática indína está aberta a visitação na Fundação Cultural de Palmas até o dia 29 de abril, em horário comercial. Na praça do Espaço Cultural, acontece a segunda edição do Palco Aberto, com apresentações de cantores de diversos estilos.
Para quem curte esporte, em Araguaína acontece o 1º Circuito de Hockey Inline. Em Gurupi, o Nós na Praça traz muita cultura com o poeta e cordelista José Ribamar dos Santos.
Tem ainda diversas opções de lazer e turismo no Tocantins, com destinos perfeitos para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura, de pesca esportiva, de esportes náuticos e de lugares com muita história e cultura. Confira:
Exposição fotográfica com temática indígena
O salão de exposições da Fundação Cultural de Palmas (FCP) recebe a exposição fotográfica “Nativos”, do fotógrafo Fernando Amazônia, que trata de características étnicas indígenas presentes em Palmas. A exposição é aberta à visitação de segunda a sexta, em horário comercial, até o dia 29 de abril.
Estão 11 fotografias expostas, em preto e branco, marcadas por uma identidade visual na dualidade entre luz e sombra, reflexos e contrastes dos indígenas que moram na urbanidade. A exposição dialoga com esse encontro de culturas que mescla a ancestralidade com a contemporaneidade.
Música ao vivo
Nesta sexta-feira, 22, o cantor Matheus Mancine se apresenta no Kazara, restaurante localizado na quadra 108 Norte, em Palmas, a partir das 21h. No sábado, 23, o show do cantor é na Calçada do Porkão, no Tendencies Rock Bar, a partir das 23h.
Ainda nesta sexta, 22, tem muito Rock, Reggae e Rap com Glauber Benfica e banda e Jovi Moura e banda, no Tendencies.
Palco Aberto neste sábado, 23
Muita música, dança, arte e cultura deve movimentar o público na Grande Praça do Espaço Cultural neste sábado, 23, com a realização da 2ª edição do Palco Aberto, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP). As atrações desta vez se apresentarão a partir das 18 horas. A entrada é livre.
Esta edição, será marcada pelos estilos Pop, MPB, Sertanejo, Pagode, Hip Hop e Rock. E, no Palco Aberto, o clima do Arraiá da Capital, que acontecerá de 23 a 26 de junho, já começa a esquentar com uma apresentação de Quadrilha Junina.
Confira as atrações da 2ª edição do Palco Aberto:
18h - Aristoteles Costa (Pop/MPB)
18h20 - Banda Quebrada (Rock)
18h40 - Maria Verônica (Sertão Nordestino)
19h - Edu Alves (Sertanejo/Forró)
19h20 - Cacuda (hip/hop e rock)
19h40 - Videoclipe em 3D
19h50 - Grupo Divinais (Pagode Gospel)
20h - Osvany Luz e Banda (Gospel)
20h20 - Banda Bonovo (Regional)
20h40 - Quadrilha Junina Arrasta Pé
Esporte: 1º Circuito de Hockey Inline em Araguaína
Acontece neste sábado, 23, a primeira etapa do 1º Circuito de Hockey Inline, a partir das 16 horas, no Ginásio de Esportes do Bairro São João, em Araguaína.
A competição foi dividida por times femininos e masculinos, em três categorias: Iniciante, Estreante e Amador. O total de times femininos foram quatro, sendo dois iniciantes e dois amadores; já os times masculinos foram 10, sendo dois iniciantes, três estreantes e cinco amadores. Os vencedores receberão medalhas e troféus.
Foram inscritos 14 times, sendo 10 do Município e quatro de Imperatriz (MA), com um total de 58 patinadores participantes. Este será o primeiro circuito desse tipo de esporte no Estado.
Durante o evento, terá a animação do DJ Raphael Peralta e apresentação do grupo de slackline da cidade e de dança em patins.
Tarde de cordel em Gurupi
O projeto “Nós na Praça”, que acontece neste sábado, 23, a partir das 17 horas, na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, traz muita cultura com o poeta e cordelista J. Ribamar dos Santos lança mais um livro de cordel de sua autoria. O título do livro é “Salvo pelo Destino ou Zé Trindade e Dinalva", publicado pela Editora Veloso.
O cordel conta a história de um garoto de origem humilde do interior de Piauí e que se apaixona pelo mundo das artes. “É muito importante espaços como o Nós na Praça. Por meio de eventos como esse terei um contato mais próximo com os meus leitores e com aqueles que por acaso não conheçam minha obra. É um momento único para interagirmos com o público”, destaca José Ribamar.
Nós na Praça
O Nós na Praça acontece pela primeira vez em 2016 neste sábado, 23, a partir das 17h, na praça do Centro Cultural Mauro Cunha. Na programação tem oficinas, música, dança, literatura, esporte e muito mais.
O livro “Salvo pelo Destino ou Zé Trindade e Dinalva" será vendido por R$ 8,00.
Opções de lazer no Tocantins
Aproveitando o feriado prolongado, a Agenda Cultural traz diversas opções de lazer e turismo no Tocantins. Os destinos perfeitos para os amantes de ecoturismo e turismo de aventura, de pesca esportiva, de esportes náuticos e de lugares com muita história e cultura.
Para quem curte uma aventura, um dos destinos mais cobiçados é o Jalapão e o Cantão, que estão dentro de áreas de preservação, e por isso guardam belíssimas paisagens, além de lugares quase intocadas pelo homem. No Cantão é possível fazer observação de aves e trilhas aquáticas. Já no Jalapão, o visitante pode tomar um banho revigorante nos fervedouros, visitar as dunas rodeadas de vegetação e se aventurar fazendo rafting e trilha até o topo da Serra do Espírito Santo.
Na região central do Estado, Lajeado e o distrito de Taquaruçu, em Palmas, também mesclam ecoturismo e aventura. Na Serra do Lajeado, trilhas levam os visitantes até um mirante de onde é possível ver a cidade, o lago e a paisagem local, com a vegetação característica de Cerrado. Ainda é possível ver paredões com pinturas rupestres e cachoeiras. Taquaruçu, além de trilhas e cachoeiras, oferece atividades radicais como a tirolesa e ainda a boa gastronomia regional.
O lago de Palmas é bastante propicio para a prática de esportes náuticos como stand up paddle, jet-ski, caiaque, remo, natação, rafting e canoagem. Em Miracema do Tocantins, Lajeado, Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras - cidades banhadas pelo Lago da Usina de Lajeado - é possível a realização de diversas atividades aquáticas, além de contemplar a natureza local.
As Serras Gerais, na região sudeste do Estado, têm belezas ainda pouco exploradas, mas que compensam o esforço dos visitantes. Em Almas, os turistas podem fazer trilhas nas veredas, conhecer aquíferos locais, tomar banho de cachoeira e serem recompensados com a linda vista que o Cânion Encantado proporciona. Na Serra Negra é possível conhecer a cidade de pedra, com variadas formações rochosas, e visitar uma das 32 cachoeiras conhecidas.
Os turistas podem ainda viajar na história e cultura reveladas por meio de patrimônio artístico, arquitetônico, manifestações populares e gastronomia tradicional deve conhecer Porto Nacional, Natividade e Arraias. Em Porto Nacional, ruas antigas e casarões coloniais preservados revelam um pouco da história da cidade ligada à navegação pelo Rio Tocantins e à extração de ouro, que trouxe muitos garimpeiros ao local. A arquitetura da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, de influência francesa, é uma construção imponente.
Comentários (0)