Memorial Carlos Prestes abre exposição comemorando os 100 anos do Abstracionismo

A exposição é em comemoração aos 100 da escola artística do Abstracionismo que é caraterizada por não representar objetos próprios da realidade.

Convite da exposição
Descrição: Convite da exposição Crédito: T1 Notícias

Em comemoração aos 100 anos do Abstracionismo será aberta na próxima segunda-feira, 09, a exposição Diálogo com o Abismo do artista plástico Joel de Assis, no Memorial Luiz Carlos Prestes, na Praça dos Girassóis, em Palmas.

A exposição contará com 30 obras em tela no formato circular, pintadas dos dois lados, dispostas e iluminadas de forma que os visitantes possam interagir com os quadros expostos. Os quadros ficarão expostos até o dia 12 de dezembro no Memorial.

Os quadros de Joel de Assis foram inspirados na obra de Malevich onde segundo o autor “na Bíblia diz que havia trevas sob a face do abismo. E fez-se a luz. Então quando Malevich colocou um quadrado preto em cima da luz, eu senti que ele fez uma viagem de volta. Ele colocou o abismo em cima da luz. E como eu estava pintando num quadrado preto, com ausência de luz, achei interessante eliminar também o lado”, conta o artista.

Ao final da temporada no Memorial os quadros seguirão para o Rio de Janeiro ainda em dezembro, e logo após para São Paulo, onde a pedido da Embaixada da Rússia no Brasil, serão expostos na mostra de arte russa.

Sobre o artista

Joel de Assis é natural do Rio de Janeiro, onde se formou pela Escola Nacional de belas Artes. Ele também é decorador, antropólogo e sociólogo e possui experiência no teatro. Atualmente suas telas estão divididas em acervos de ateliês em Brasília, Praia de Guarajuba (BA), Praia de Copacabana (RJ) e em sua residência em Palmas.

Comentários (0)