Um dos mais destacados poetas contemporâneos do estado, o paraense Zacarias Martins, residente no Tocantins desde 1983, teve textos selecionados para o IX Anuário da Poesia Paraense -2023, organizado pelo consagrado poeta Airton Souza, de Marabá (PA), e publicado pela Arca Editora. A obra foi pelo edital de fomento do Projeto Jornada Sociocultural 50+50 da Transamazônica e BR 163. Zacarias Martins se faz presente nessa obra, juntamente com mais de 70 importantes nomes da poesia paraense contemporânea.
“Não há dúvida de que por mais íntimas que sejam as poéticas presentes nesta antologia elas alimentam os sentidos e as representações das histórias, formando um tecido que vai além da perssoalidade", afirma o organizador da obra, Airton Souza.
Já o poeta Zacarias Martins, que integra os quadros da Academia Tocantinense (ATL), da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto), dentre outras, e é uma das principais referências da literatura contemporânea no Tocantins. Fala com orgulho em participar, mais uma vez, dessa obra de referência da poesia paraense: “Mesmo morando há muitos anos aqui no Tocantins, jamais esqueci das minhas raízes culturais. E participar de uma obra dessa magnitude, organizada pelo Airton Souza só vem enriquecer ainda mais o meu currículo literário e me permitir mostrar também, um pouco do meu potencial literário”, frisou. Zacarias Martins destaca, ainda, que a iniciativa do Anuário vem se ampliando a cada ano, sendo que a edição deste ano ganha um significado impulso ao conseguir a proeza de trazer as vozes poéticas de um expressivo número de importantes participantes.
Zacarias Martins é jornalista profissional e escritor premiado. Autor de seis livros de poesias e um de crônicas, “Histórias da História de Gurupi”, que foi adotado por duas vezes no vestibular da Universidade de Gurupi – UnirG. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país à fora. Em 2022, lançou o seu primeiro livro para o público infantil: “As Aventuras de Gurupito”, edição da Editora Veloso.
O autor integrou o primeiro Colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins e é cofundador da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Academia Gurupiense de Letras (AGL). Recebeu várias condecorações e honrarias, dentre as quais, a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. É membro correspondente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins e da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins. Em novembro de 2011, produziu o vídeo documentário “Palmares – O cantador de cordel”, sobre a trajetória do poeta e cordelista Antônio Farias, o popular Palmares, que reside em Gurupi.
Comentários (0)