A Comunidade do distrito de Taboca no município de Novo Acordo, distante 112 quilômetros da capital Palmas, recebe na próxima semana duas oficinas de artesanato em fibra de buriti, ministradas pela artesã Margareth Maia Barros . As oficinas, que beneficiarão 20 pessoas da comunidade, são do Projeto “Da colheita da matéria prima ao produto artesanal”, contemplado com o Prêmio Dona Miúda de apoio à produção artesanal nos Editais da Cultura 2011.
De acordo com a artesã e instrutora Margareth, é uma forma de levar novas técnicas de utilização da fibra do babaçu, matéria prima abundante na região e que já faz parte do dia a dia da comunidade. “Há muito tempo que se utiliza o babaçu para muitas coisas de uso doméstico como abanos, quibanes e outros utensílios. Nós vamos ensinar novas técnicas de colheita dessa matéria prima e sua utilização na confecção de acessórios de moda feminina como colares, bolsas, tiaras, sandálias, chinelos e também utilidades domésticas como jogos americanos e suportes de panelas”, afirma a instrutora, acrescentando que o conhecimento poderá levar à comunidade possibilidades de aumento da renda familiar e por consequência, qualidade de vida.
De acordo com a secretária da Cultura e presidente da Fundação Cultural Kátia Rocha, todos os projetos contemplados nos Editais da Cultura/2011 têm alcançado seus objetivos, que agregar valor e conhecimento às comunidades onde são implementados. “Este é mais um projeto que mostra que valeu a pena resgatarmos e trazermos de volta os Editais. É por isso que estamos com quase tudo pronto para lanças os Editais de 2013, e vamos fazer isso ainda nesse primeiro semestre”, afirma Kátia.
Programação
As oficinas serão realizadas de 8 a 13 de abril na comunidade Taboca, município de Novo Acordo, em dois turnos: das 7h30 às 11h30 e das 18h30 às 21h30, sendo que o período da tarde será reservado para o esclarecimento de dúvidas e complementação de trabalhos eventualmente atrasados. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia 8, no salão da igreja, mesmo local onde serão realizadas as aulas. Ao final os produtos confeccionados serão expostos à venda e a renda revertida aos artesãos.
Comentários (0)