Blog da Tum

Bandeira branca na Agrotins entre Wanderlei e Cinthia: Gomes fica mais próximo

Agrotins serviu para diminuir tensão entre Paço e Palácio e também reaproximar Cinthia de Eduardo Gomes. Senador participará de Capital por Um dia, assinando ordens de serviço e vistoriando obras...

Cinthia e Wanderlei: clima amistoso na Agrotins
Descrição: Cinthia e Wanderlei: clima amistoso na Agrotins Crédito: Eduardo Fortes

Quem acompanhou a abertura da Agrotins, na manhã desta quinta-feira,18 de maio percebeu que o clima de tensão vivido durante toda a semana por conta da crise na Saúde amenizou. Lado a lado, o governador Wanderlei Barbosa e a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan se trataram amistosamente, com muita cordialidade e o tom do governador foi de parceria e de conciliação.

 

“O Estado tem muitos problemas, mas nós precisamos da união de todos para resolvê-los”, discursou Wanderlei.

 

O palanque foi armado tendo ao fundo a “Fazendinha do calor humano”, espaço montado pela prefeitura de Palmas para recepcionar visitantes. Nele, além do staff do governador, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acompanhado dos senadores Eduardo Gomes e professora Dorinha, deputados federais.

 

A prefeita, fez-se acompanhar de secretários e dos vereadores da sua base de sustentação. O presidente José do Lago Folha Filho, o líder, vereador Nego, Professora Iolanda Castro, Márcio Reis, Waldson da Agesp, Josmundo, Major Negreiros, Junior Brasão e Pedro Cardoso se fizeram presentes.

 

O desmonte da tensão, iniciada com a entrevista do secretário Afonso Piva à TV Anhanguera no começo da semana, foi feito pelo próprio governador Wanderlei Barbosa.

 

Por telefone, ele entrou em campo e agendou uma audiência com a prefeita Cinthia para tratar do tema da regulação de vagas. Desde a campanha, a prefeita reclama direto a Wanderlei quando as Upas superlotam com pacientes sem vaga no HGP.

 

Cinthia como se sabe, abraçou a campanha para reeleição de Barbosa, bancou pelo PSDB o custo da dobradinha na Capital, e fez compromissos com o governo, pelo apoio, que envolve questões como a devolução do patrimônio imobiliário da capital.

 

Estado doou área de hospital para UFT ao invés do município: correção vem agora

 

O fato é que prefeitos anteriores não quiseram se comprometer com o custo, não de construir, mas de manter um hospital municipal de urgência e emergência, ou de trauma, para retirar a demanda da ortopedia do HGP.

 

Carlos Amastha que chegou a prometer construir o hospital recuou e apoio a idéia de que a própria UFT construísse um Hospital Universitário com o suporte do curso de medicina que mantém na capital.

 

“Nós oficiamos três vezes o governo do Estado pedindo esta área. Sem área, não tem como licitar o projeto. E não serve qualquer área, o espaço tem que atender as necessidades específicas de um hospital de médio porte”, explicou a prefeita ao Blog.

 

Ano passado, 2002, já com Barbosa à frente do governo, o município pediu novamente a área. O pedido foi negado com a explicação de que a doação da área para a UFT precisaria ser revertida para então poder ser doada. Sem ela, o Hospital está fora do orçamento deste ano.

 

“Estamos fazendo nossa parte. Credenciamos as clínicas de ortopedia. O Hospital é solução a médio prazo, até lá medidas concretas precisam ser tomadas”, argumenta a prefeita.

 

Gomes e Cinthia cada vez mais próximos desde o aniversário

 

Desfeito o palanque, o governador e sua comitiva foram almoçar na FAET, enquanto isso a prefeita convidou o senador Eduardo Gomes para o almoço caipira na fazendinha.

 

A crise da Saúde teve um efeito positivo para a prefeita -  afinal não há um mal que não traga um bem – que foi a aproximação da sua base, num verdadeiro espírito de corpo para defender os investimentos que o município tem feito na Saúde.

 

Na sessão da Câmara desta terça-feira, 17, vários vereadores usaram a palavra em defesa da prefeita, e no contra-ataque aos deputados Jair Farias e Moisemar Marinho.

Eudes Assis, por exemplo, lembrou que quem tem emendas na saúde da capital, poderia criticar e não o fez, foi justamente Eduardo Gomes.

 

O senador foi convidado nesta manhã na Agrotins, pela prefeita, para estar com ela em Taquaruçu no evento da Capital por um Dia assinando ordem de serviço de obras que têm recursos alocados por ele.

 

Gomes também deve vistoriar obras, como a do Centro de Convenções de Taquaruçu.

 

Pelo visto, a poeira que resta é mesmo a levantada na chegada da Agrotins. A outra vai baixando devagar dos dois lados.

Comentários (0)