Os 24 deputados estaduais eleitos ou reeleitos tomam posse na Assembleia Legislativa a partir das 9h desta quarta-feira, 1º de fevereiro. A disputa em torno do comando das duas mesas diretoras está pacificada.
O primeiro biênio da nova legislatura será comandado pelo deputado do Bico do Papagaio, Amélio Cayres, Ivory de Lira na vice-presidência, Vilmar de Oliveira na primeira secretaria e Janad Valcari na segunda secretaria. O segundo biênio pelo deputado de Palmas, Léo Barbosa.
Uma foto com 23 dos eleitos foi publicada ontem nas redes sociais de vários deles. A exceção foi o deputado Eduardo do Dertins, que colocou mais uma vez o nome para a disputa pela presidência, mas não foi chamado a compor.
O deputado Cleiton Cardoso, que disputava com Cayres a preferência da base governista e dos novos parlamentares, ficou acomodado na vice-presidência da chapa de Léo Barbosa.
O deputado Eduardo Mantoan, que chegou a ser convidado por Amélio para ocupar a primeira secretaria na chapa de Amélio Cayres, ficou fora da Mesa Diretora neste primeiro momento e deve estar na chapa de Léo Barbosa.
No entanto, pouca coisa se sabe sobre quem virá na segunda etapa desta legislatura. Com o telefone desligado, Léo Barbosa tratou destes acordos reservadamente.
A novidade é que a recém-eleita Janad Valcari é quem falará em nome dos novos eleitos. Indicado pelos colegas para falar em nome deles, Marcus Marcelo declinou.
Com as chapas definidas, a grande expectativa que ficará neste começo de legislatura é com relação à formação dos blocos e comissões. É aí que outros espaços de poder se consolidam.
Comentários (0)