Quinhentos brindes para sorteio na região Sul de Palmas, especificamente no Jardim Aureny III. Outra festa do mesmo porte na Região Norte. Geladeiras, tanques de lavar, TVs de última geração, batedeiras, ferros de passar, ventiladores, liquidificadores. Um verdadeiro Baú da Felicidade chegando para alegrar o dia de mães, avós, bisavós nos bairros populares de Palmas. Foi o que se viu no final de semana passado, do Dia das Mães, numa promoção da deputada estadual, professora Janad Valcari.
Foi como se o locutor anunciasse: “Sílvio Santos vem aí... Silvio Santos vem aí”... Ou como se no programa antigo abrisse a Porta da Esperança, ou nos sorteios do Baú da Felicidade.
Conversando mais cedo por Whatsapp,o Blog quis saber da deputada se ela tem uma estimativa de quanto gastou para fazer esta festa. Inédita na história de Palmas, diga-se. Ela especificou o que doou: “Geladeira, fogão, lavadora, TV, bicicleta, notebook, microondas entre outros. Com certeza, com meus próprios recursos. E recebi muitas doações”. A deputada preferiu não especificar quando gastou: “qual a necessidade?”
Cadastro e pulseirinha para participar do sorteio de brindes
A equipe da deputada recepcionou a população fazendo um cadastro das mães, avós, bisavós, e anotando dados pessoais, telefone entre outros. Com o cadastro, uma pulseirinha colorida com o nome da deputada era colocada no braço da participante. A deputada nega que tenha recolhido dados eleitorais: “Óbvio que não. Qual a necessidade disso?”, questionou.
“Anotamos o número das pulseiras que cada um pegou com o telefone, porque tinha muitas idosas, para ninguém passar despercebido. Às vezes quando ninguém sabia quem ganhou, já tínhamos o nome de quem estava com aquele número (...) muitas pessoas não sabiam ler”, argumenta.
Deputada nega estar em pré-campanha e descarta abuso: “o dinheiro é meu”
Os brindes e a festa foram muito bem recebidos na comunidade. Aliás, não se escuta ninguém reclamar de ganhar brindes desta grandeza (TVs, Geladeiras, computador). No entanto, o barulho foi grande na classe política. Até porque a partir da virada do século, a legislação eleitoral mudou no sentido de não permitir doar nada ao eleitor, que possa desequilibrar o pleito eleitoral.
Foram proibidos, shows em comícios, uso de camisetas, e doação de brindes com nome ou número de candidatos.
O governador Marcelo Miranda, por exemplo, foi cassado por distribuir, no cargo de governador, “óculos a perder de vista”, títulos de terra no Taquari, um ano antes da eleição e fora do período considerado de campanha.
Para Valcari isso não é problema. “Quem está dizendo isso é você (sobre ser pré-candidata a prefeita de Palmas), disse ela negando que seu nome já esteja posto nas ruas, por líderes, em articulações suas. Para a deputada basta que os recursos utilizados sejam seus (tenham origem) e os doados, tenham comprovante da doação.
“Não é abuso... até por que tenho declaração de imposto de renda e não estou em pré-campanha”, argumentou.
No entendimento de Janad ela está apenas cumprindo seu papel de deputada.
A questão é que seus prováveis adversários não pensam assim e dificilmente vão deixar passar em branco. De um deles, o Blog ouviu a seguinte frase: “com essa ela já não registra candidatura. Outros casos parecidos, já foram entendidos assim pela corte eleitoral”.
Quem viver, verá. Por hora, mais de 800 felizardos estão com suas “lembrancinhas” em casa e com o nome e a imagem de Janad bem vivos na memória. Se em cada um desses lares palmenses morarem mais 3 pessoas, ela atingiu positivamente 2.400 eleitores. Sem contar os que foram aos sorteios e não ganharam nada. Algo que também é razoável supor que sejam 3 por um. Façam a conta aí.
Como bem diz a turma do twitter: “a gata é focada, disciplinada e não dá ponto sem nó”.
Eu acrescentaria: e dinheiro não é o problema.
Comentários (0)