Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será nesta terça

Solenidade será às 8h30, na Aleto, e programação segue até o dia 28 de agosto, com palestras, atividades culturais, educativas e esportivas, nas 42 Apaes do Tocantins

Crédito: Divulgação

Acontece nesta terça-feira, 20, às 8h30, na Assembleia Legislativa do Tocantins, a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, a programação acontece entre os dias 21 e 28 de agosto e tem como tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. ​​A Federação das Apaes do Estado do Tocantins (Feapaes-TO)  têm sido uma voz poderosa na luta contra o preconceito e na promoção da inclusão das pessoas com deficiência no Brasil. Há 70 anos, as associações trabalham incansavelmente para transformar vidas e construir uma sociedade mais igualitária.

 

Ainda na abertura oficial, será lançado o XII Festival Estadual Nossa Arte das Apaes, onde os alunos de todo o Estado demonstrarão, por meio da arte, que são capazes de serem incluídos na sociedade. “As vitórias obtidas ao longo dos anos são motivo de grande satisfação, mas é essencial não nos acomodarmos, pois ainda há muito a ser feito para assegurar que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso à educação, saúde, trabalho, esportes, artes e diversos outros direitos”, comentou a presidente da Feapaes-TO, Marciane Machado Silva.

 

A Semana Nacional da PcD Intelectual e Múltipla se espalha por todo o Estado com palestras, atividades culturais, educativas e esportivas, nas 42 Apaes do Tocantins: Palmas, Gurupi, Araguaína Porto Nacional, Dois Irmãos, Nova Olinda, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia, Porto Nacional, Rio dos Bois, Guaraí e Palmeirópolis, entre outras.

 

Além do apoio das próprias Apaes, o evento conta com o poder público Estadual e Municipal, do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação, da Energisa Tocantins, além de várias empresas de regiões rurais, com apoio de fazendeiros, voluntários e familiares. O movimento é voltado para toda a comunidade e abordará três pilares necessários: Educação, Saúde e Assistência Social. “É extremamente importante que todos participem e vejam o quanto nossos usuários e alunos Apaeanos são capazes e merecem estar incluídos na sociedade”, reforçou a presidente.

 

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Instituída pela Lei nº 13.585/2017, A Semana Nacional é comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto e visa o desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade brasileira acerca das necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.

Comentários (0)