Amastha, Terena e Ministro dos Esportes vão à ONU divulgar Jogos Indigenas sexta

Os organizadores dos Jogos Mundiais Indígenas terão espaço na próxima sexta-feira, em Nova Iorque, durante o Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas da ONU para divulgar os Jogos Mundiais

Jogos Indígenas serão divulgados em evento da ONU
Descrição: Jogos Indígenas serão divulgados em evento da ONU Crédito: Mila Petrillo

O Tocantins ocupará posição de destaque na próxima sexta-feira, 24, durante o Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA) quando uma comitiva liderada pela prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o secretário Extraordinário dos Jogos Indígenas, Hector Franco, o Ministro do Esporte, George Hilton, Marcos Terena e Wilton Littechild do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), vai promover a divulgação dos Jogos Mundiais Indígenas em evento paralelo.

 

Tendo em vista que mais de mil representantes de etnias estarão presentes no Fórum Permanente, a atividade, que vai ter 1h15min de duração e acontece das 13h15 às 14h30, será a oportunidade para que os representantes brasileiros levem as informações necessárias e também divulgar os Jogos que acontecem em Palmas em setembro deste ano.

 

Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas, o secretário Hector Valente Franco já está em Nova York para fazer alguns contatos importantes para a realização dos Jogos e tem o apoio da missão do Brasil em Nova Iorque.

 

O T1 Notícias tentou contato com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, mas ele já havia deixado a Capital com destino aos Estados Unidos para participar da atividade. Líderes do Comitê Intertribal e o ministro do Esporte, George Hilton, também vão para Nova Iorque participar da atividade no Fórum da ONU.

 

Fórum Permanente

A ONU organiza, nesta e na próxima semana, a 14ª sessão do Fórum Permanente sobre assuntos indígenas e debate, nesta primeira semana, temas voltados para a juventude, automutilação e suicídio e ainda o protocolo opcional da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas com foco na alimentação, fome e doenças. O evento reúne mais de mil representantes de diversos grupos indígenas.

O governo do Estado, parceiro do evento, não informou se enviará representante à ONU para a apresentação.

Comentários (0)