O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiará com R$ 3,5 milhões não reembolsáveis o projeto “Refrigeradores para Armazenamento de Vacinas”, apresentado pela Coca-Cola Brasil. O mesmo valor será aportado pela The Coca-Cola Foundation, o braço social da empresa, somando um total de R$ 7 milhões. O apoio representa a continuidade do projeto “Matchfunding Salvando Vidas”, criado pelo Banco em 2020, e que já está em sua segunda fase.
Com os recursos, estima-se que sejam adquiridas mais de 400 câmaras refrigeradoras que possuem tecnologia inovadora para a conservação de imunobiológicos. Os primeiros 151 equipamentos já começaram a ser entregues, contemplando 106 municípios do Nordeste e 25 da região Norte (86% do total). As câmaras, registradas e aprovadas pela Anvisa, mantêm imunizantes em temperaturas que variam entre 2ºC e 8ºC e servem para o armazenamento futuro de todos os tipos de vacinas utilizadas no país, não somente contra a Covid-19.
A doação cria ou reforça a estrutura de imunização de mais de 400 municípios brasileiros, beneficiando cerca de 5 milhões de pessoas. As cidades escolhidas têm população inferior a 20 mil habitantes, menor índice de cobertura vacinal e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - critérios definidos pela equipe do Salvando Vidas em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Para o Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, “o projeto possibilita um maior acesso às vacinas para populações carentes, tanto para a vacinação contra a Covid-19, quanto para as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização (PNI), com foco principalmente nas regiões Norte e Nordeste. É um projeto especial do Salvando Vidas porque deixa um legado estrutural para os municípios, melhorando a saúde e qualidade de vida dos brasileiros".
Esta não é a primeira vez que a Coca-Cola Brasil contribui para o combate à pandemia. Em parceria com o movimento Unidos pela Vacina, a empresa doou refrigeradores e outros equipamentos para 57 municípios amazonenses.
Segundo Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina, “a vacinação, seja contra a Covid-19, gripe ou febre amarela, é uma importante ferramenta de proteção à vida e sempre fará parte da nossa existência”. E acrescenta: “Por isso, estamos empenhados em ajudar os municípios mais vulneráveis a vencer a distância em relação aos grandes centros no combate à pandemia de Covid-19, além de colaborar para que consigam manter, no longo prazo, outros programas de imunização.”
A vacinação contra a Covid-19 é uma medida importante no combate à doença, no entanto, o índice de imunização entre as regiões brasileiras mais necessitadas e geograficamente afastadas, além de áreas pobres e populosas do planeta, ainda é baixo. Diante deste cenário, o BNDES considera que a situação continua merecendo atenção especial. "A parceria entre BNDES e Coca-Cola no Matchfunding Salvando Vidas reforça a importância da colaboração entre diversos atores para o alcance e a eficiência de ações sociais e ambientais. Esse é o caminho que estamos trilhando no BNDES para ações ASG", afirmou Petrônio Cançado, Diretor do Banco responsável pelo Departamento de Relacionamento de Impacto com o Setor Corporativo.
O projeto da Coca-Cola Brasil atende à política do BNDES de distribuição para as instituições de saúde e às normas do regulamento de compras e contratações do Salvando Vidas, o que mantém a transparência e comprova a economicidade na compra dos equipamentos. Os recursos do projeto são repassados à SITAWI Finanças do Bem, organização especializada na gestão de recursos filantrópicos para impacto social. Já o processo de aquisição das geladeiras, escolhidas de acordo com as especificações para atender cada município, é realizado na plataforma da Bionexo do Brasil, que conecta fornecedores e compradores de produtos médicos, garantindo transparência e redução de custos.
O Matchfunding Salvando Vidas foi criado pelo BNDES, que se responsabiliza pelo aporte de R$ 1 a cada valor igual doado por empresas do setor privado. O fundo destina-se a apoiar hospitais públicos e filantrópicos no combate à Covid-19 e é considerado um dos maiores programas de matchfunding do país. O projeto já captou R$ 130 milhões desde sua criação. Entre seus principais resultados estão a doação de 59 milhões de EPIs, 15 usinas e 217 cilindros de oxigênio e 337 equipamentos médicos, beneficiando 779 hospitais públicos e filantrópicos que atendem o SUS.
Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola/Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 30 anos. Criada em 1987, promove mais de 2.900 empregos diretos e 5.200 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com treze centros de distribuição em cidades polos em Goiás e no Tocantins. Atende diretamente 254 cidades e mais de 34.000 pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva os refrigerantes da Coca-Cola Brasil em sua área de atendimento, e ainda faz a distribuição e venda das bebidas da Cervejaria Heineken. Sucos, chás e isotônicos da Leão Alimentos e Bebidas, além da linha de águas minerais Crystal Lia e Energético Monster.
Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, cujo objetivo é construir junto às comunidades carentes do país, um projeto de melhoria de vida através da capacitação de jovens das classes CDE para o mercado de trabalho, Programa Coletivo Reciclagem, apoio às cooperativas e empresas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens inseridas no mercado sejam recolhidas (Coletivo Reciclagem), contribuindo para a preservação do meio ambiente, minimizando os impactos ambientais provocados pelo acúmulo dos resíduos e embalagens não retornáveis.
Comentários (0)