Candidato é morto a tiros e vice-governador de Goiás é baleado em carreata em GO

O Governo do Estado de Goiás divulgou uma nota sobre o estado do vice-governador, informando que sua situação é estável e ele não corre risco de morte

Candidato morreu apor ser baleado na cabeça
Descrição: Candidato morreu apor ser baleado na cabeça Crédito: Foto: Divulgação

 

O ex-prefeito e candidato à prefeitura de Itumbiara (GO) José Gomes da Rocha (PTB), o Zé Gomes, foi morto com um tiro na cabeça durante carreata eleitoral nesta quarta-feira, 28, na cidade goiana, distante a 240 quilômetros da Capital, Goiânia. O vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), que participava do ato, também foi baleado com dois tiros, na região abdominal. O vice-governador passou por uma cirurgia e está sendo levado de helicóptero a Goiânia.

 

O autor dos disparos, o funcionário público Gilberto Ferreira do Amaral, e o policial militar Vanilson Rodrigues, que fazia a segurança do candidato a prefeito, morreram minutos depois em tiroteio. O crime aconteceu por volta das 18h, quando o carro que levava o candidato e o governador em exercício passava pela Avenida Modesto de Carvalho, próximo ao bairro Novo Horizonte. Segundo informações da Polícia Militar, os tiros foram disparados por um homem que estava dentro de um carro com placas de Curitiba.

 

A Polícia Civil de Goiás informou que Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, o atirador, era auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Saúde de Itumbiara. No crime, ele usou uma pistola 40 mm. Até o momento, os investigadores não divulgaram a motivação do assassinato de Zé Gomes.

 

O Governo do Estado de Goiás divulgou uma nota sobre o estado do vice-governador, informando que sua situação é “estável e ele não corre risco de morte. José Eliton está sedado e em procedimento de transferência, em UTI aérea, para Goiânia, onde será internado no Hospital de Urgências Doutor Otávio Lage de Siqueira (Hugol). O governador em exercício foi atendido de imediato pela equipe médica do Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia. O advogado da Prefeitura de Itumbiara Célio Rezende também foi ferido durante o atentado. Ele também está em procedimento de transferência para o Hugol, em Goiânia, na mesma UTI aérea em que está sendo transportado o governador em exercício”.

 

Uma imagem que tem sido amplamente compartilhada nas redes sociais mostra o momento em que o atirador estava disparando contra a caminhonete em que estava o governador em exercício e o candidato Zé Gomes.

 

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), está em viagem aos Estados Unidos e já anunciou a volta imediata ao País. Minutos após a notícia do atentado ser divulgada, políticos do Estado manifestaram o pesar pela morte de Zé Gomes. "É uma tragédia que choca a todos nós goianos", afirmou em nota o líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado.

 

Também em nota, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, lamentou a morte do candidato a prefeito e o atentado sofrido pelo governador em exercício de Goiás. Marcelo Miranda disse que a notícia chocou goianos e tocantinenses e desejou rápida recuperação aos feridos, afirmando esperar que as investigações elucidem o caso e os envolvidos sejam punidos dentro da lei.

 

Ex-prefeito e candidato

José Gomes da Rocha, o Zé Gomes, tinha 58 anos e era considerado um dos mais ricos políticos do interior goiano. Zé Gomes indicou à Justiça Eleitoral ter patrimônio de R$ 111 milhões, formado em sua maioria por fazendas.

 

Chamado de "Maluf de Itumbiara" por uma série de acusações, o candidato tentava voltar ao comando da prefeitura, que chefiou de 2005 a 2012. Nestas eleições, ele conseguiu montar uma coligação de 14 partidos, incluindo o PT, o PMDB e o PSDB.

 

De acordo com a pesquisa eleitoral mais recente feita na cidade, divulgada na terça-feira (27), Zé Gomes ganharia as eleições já no primeiro turno. O levantamento feito pela Dados Folha, apontava que 63,8% do eleitorado iria votar em Zé Gomes. Atrás dele está: por Álvaro Guimarães (PR), que tem 17,6% das intenções de voto e Cesinha (PDT), que tem 3%.

 

A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 22 de setembro, e entrevistou 500 pessoas. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

 

Itumbiara é uma cidade localizada no interior de Goiás, perto da divisa com Minas Gerais, distante a 204 quilômetros de Goiânia e 411 quilômetros de Brasília. Segundo dados do IBGE, de 2013, o município tem 98.484 habitantes. Deles, 67.122 votarão nas eleições deste ano.

 

(Com informações de Uol Notícias)

Comentários (0)