Conselho Federal de Odontologia premiará prefeituras que valorizam saúde bucal

Cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de outubro, em Brasília; nenhum município tocantinense foi indicado

O evento será realizado no Hotel Kubitschek Plaza, a partir das 20h do dia 30/10
Descrição: O evento será realizado no Hotel Kubitschek Plaza, a partir das 20h do dia 30/10 Crédito: Reprodução/ CFO/Divulgação

Os municípios vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal serão contemplados em cerimônia marcada para o dia 30 de outubro, em Brasília (DF). A data foi anunciada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que organiza a premiação em reconhecimento aos municípios que se destacam na oferta de atendimento de saúde bucal a suas comunidades.

 

O evento será realizado no Hotel Kubitschek Plaza, a partir das 20h do dia 30 deste mês. O CFO convidou, entre outras autoridades, prefeitos e representantes das secretarias de saúde dos municípios vencedores.

 

“Esta cerimônia sela não só a finalização de todo o processo da premiação, que vai desde a comprovação, através de farta documentação, do trabalho dos municípios na área de saúde bucal, mas representa um marco para a saúde pública do Brasil”, afirmou o presidente do CFO, Juliano do Vale.

 

“Queremos, com a premiação, além de fazer o reconhecimento a esses municípios, sensibilizar os demais gestores e as autoridades de saúde de todo o país da necessidade da ampliação e valorização do cirurgião-dentista e da odontologia como parte integrante e fundamental de uma saúde plena no Brasil”, complementou.

 

Os municípios classificados em primeiro lugar no prêmio são: Curitiba, a capital do Paraná, na categoria acima de 300 mil habitantes; São Sebastião (SP), entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes; e Naviraí (MS), entre as cidades com até 50 mil habitantes. Esses municípios receberão um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados.

 

A ESCOLHA

 

A escolha obedeceu a critérios técnicos analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde, que tem como integrantes os cirurgiões-dentistas Guilherme Fernandes Graziani (presidente), Gabriela da Silveira Gaspar, José de Figueiredo Loureiro Júnior, Kátia Born Ribeiro, Paulo Capel Narvai, Maria das Graças Guerreiro Pereira e Sérgio D’Avila Lins Bezerra Cavalcanti.

 

Os membros da comissão analisaram informações e documentos comprovatórios das prefeituras dos municípios inscritos que se destacam no atendimento odontológico, enquadrados em requisitos como, por exemplo: manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar.

Comentários (0)