Correios passam a atender aposentados para contestar descontos indevidos do INSS

Governo Federal informou que mais de cinco mil agências dos Correios passam a prestar suporte direto a aposentados

Crédito: Divulgação/Governo Federal

A partir desta sexta-feira, 30, aposentados e pensionistas do INSS poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos diretamente nas agências dos Correios. A medida amplia a rede de atendimento presencial e busca alcançar beneficiários que vivem em cidades sem unidades do instituto.

 

Com mais de cinco mil agências próprias habilitadas em todo o país, os Correios passam a integrar a força-tarefa do Governo Federal para combater fraudes que lesaram milhares de idosos. De acordo com a União, o atendimento será gratuito e humanizado, com foco na proteção de direitos e inclusão social.

 

“Vamos ampliar o atendimento, fazer atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis”, destacou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

 

A parceria entre INSS e Correios fortalece a presença do Estado em regiões remotas e oferece uma alternativa prática para quem enfrenta dificuldades de acesso digital ou geográfico. Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a iniciativa reforça o papel social da estatal. “Essa parceria reforça a vocação social dos Correios, que, com sua capilaridade, infraestrutura pública instalada e equipes preparadas, atua como um verdadeiro braço do Governo Federal, a serviço da população. Estamos prontos para oferecer soluções que levem segurança, dignidade e acesso aos direitos fundamentais para todos, especialmente para aqueles que mais precisam”.

 

Protocolos

A parceria prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para garantir confidencialidade e rastreabilidade.

 

Locais sem agências

Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço. A lista completa das unidades habilitadas está disponível neste link.

 

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