A presidente Dilma Rousseff lidera as intenções de voto para a eleição de 2014, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (23) pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Em três cenários diferentes, com combinações distintas de candidatos concorrentes, a preferência dos eleitores pela presidente varia de 53% a 60%.
No primeiro cenário de intenção de voto estimulada (aquela em que o entrevistado escolhe um candidato entre os que lhe são apresentados em uma lista), a pesquisa simulou uma situação "todos contra todos" e incluiu até candidatos do mesmo partido. Nesse quadro, Dilma aparece com 53% das intenções de voto se fosse hoje a eleição para presidente. José Serra (PSDB-SP) tem 12% das intenções, e Marina Silva (Rede), 8%. Em seguida aparecem o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 7%; o presidente do STF, Joaquim Barbosa, com 3%; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 2%; e Fernado Gabeira (PV), com 1% das intenções.
No quadro com esses nomes, 6% dos entrevistados disseram que votariam nulo ou em branco e 8% afirmaram que não sabem em quem votar.
Já no segundo cenário criado pela pesquisa, em que Aécio Neves é o candidato do PSDB, a presidente tem 58% das intenções de voto. Marina Silva aparece com 12%, e Aécio Neves com 9%. Eduardo Campos foi o preferido de 3% dos entrevistados. Afirmaram que votariam em branco ou nulo 9% dos entrevistados e outros 9% não sabem em quem votariam.
A terceira simulação, sem o governador Eduardo Campos na disputa, é a que Dilma aparece com mais intenções de voto. 60% disseram que votariam na presidente. Marina Silva tem 13% e Aécio Neves, 9%. Votariam em branco ou nulo 9% dos entrevistados, e 8% não sabem em quem votariam.
De acordo com "O Estado de S. Paulo", o Ibope ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios de todas as regiões do país entre os dias 14 e 18 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda segundo a pesquisa, Dilma Rousseff tem 35% das intenções de voto espontâneas, que é quando o entrevistado diz quem é seu candidato sem que lhe seja apresentada uma lista com nomes. Nesse mesmo critério, José Serra tem 4% das intenções e Aécio Neves tem 3%. Marina Silva aparece com 2%, Eduardo Campos e Joaquim Barbosa têm 1%. Na pesquisa espontânea, 12% dos entrevistados apontaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato de sua preferência.
Potencial de voto
A pesquisa avaliou também o potencial de voto de cada um dos possíveis presidenciáveis. O potencial de voto reúne as intenções de todos os eleitores pesquisados que admitem a hipótese de votar em um determinado candidato.
No caso de Dilma, 52% afirmaram que votariam "com certeza" na presidente para um segundo mandato e 24% disseram que podem votar. Segundo a pesquisa, 20% responderam que não votariam em Dilma de jeito nenhum.
Para os demais nomes pesquisados pelo Ibope, a situação é a seguinte, segundo as informações divulgadas por "O Estado":
- Marina Silva (Rede): 10% votariam nela com certeza; 30% poderiam votar; 40% afirmam que não votariam de jeito nenhum.
- Aécio Neves (PSDB-MG): 25% votariam ou poderiam votar nele; 36% não votariam de jeito nenhum;
- Eduardo Campos (PSB): 10% admitem votar nele; 35% não votariam de jeito nenhum.
- José Serra (PSDB): 35% admitem votar nele; 50% não votariam de jeito nenhum.
- Joaquim Barbosa: 4% votariam nele com certeza; 13% afirmam que poderiam votar
- Fernando Gabeira (PV-RJ), ex-deputado federal: 1% votariam nele com certeza; 6% poderiam votar).
Comentários (0)