Representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), acompanhados de compradores internacionais, que vieram ao Tocantins para promover o setor de bebidas, estiveram na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) na manhã desta quinta-feira,16, onde conheceram um pouco sobre a dinâmica da indústria local. Além da troca de informações, os visitantes também tiveram contato com produtos tocantinenses apresentados pela Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, parceira da iniciativa apoiada pela Fieto, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), e Sebrae. À tarde a comitiva seguiu para uma visita à empresa Rio Leve, especializada na produção de água mineral, localizada na área rural de Palmas.
A programação segue nesta sexta-feira,17, desta vez na Agrotins, maior feira de tecnologia agropecuária da região Norte do Brasil, que está acontecendo em Palmas, para abertura oficial do Exporta Mais Brasil Bebidas, prevista para as 10h30. Na parte da tarde, serão realizadas as reuniões de negócios entre os compradores internacionais (Portugal, Japão, Índia, Moçambique e Peru) e as 15 empresas com potencial exportador selecionadas, sendo nove do Tocantins e o restante de outros estados. Além de treinamento para formação de preços internacionais e informações sobre exportação, elas também receberam dicas práticas sobre o funcionamento das rodadas de negócio.
As negociações na Agrotins, que devem acontecer de forma reservada, para possibiltar um contato mais personalizado e potencializar as chances de bons negócios, têm como objetivo final a inserção das bebidas brasileiras (água mineral, sucos, cachaças, licores e cervejas) no cenário internacional.
“A nossa expectativa é estabelecer uma cultura exportadora entre as empresas brasileiras, considerando que elas têm competitividade, qualidade, produtos sustentáveis e inovadores e a gente precisa fazer isso chegar ao mundo. E esse é o momento de preparar as empresas e esperar que os negócios não só se concretizem, mas que se inicie uma jornada empreendedora e exportadora. Para que essas empresas passem a ver a internacionalização como uma estratégia para a geração cada vez mais de negócios”, explicou Camila Paschoal, analista de competitividade da ApexBrasil.
Geanny Pinheiro, da Secretaria Estadual de Indústria Comércio e Serviços, evidenciou a importância do evento da ApexBrasil no Tocantins ao destacar que ele chega para reforçar o trabalho de impulsionamento da cultura exportadora que vem sendo realizado pela pasta. “É nossa missão também diversificar a pauta de exportação que está concentrada praticamente em carnes e grãos”, disse.
O empresário e conselheiro da Fieto, Luciano Rocha, que representou o presidente da entidade, Roberto Pires, na recepção à equipe da ApexBrasil e compradores internacionais, observou que o Tocantins tem um grande potencial a ser explorado no comércio exterior, haja vista que atualmente menos de 1% das indústrias de transformação do estado exportam. “Neste sentido, a Fieto, por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (CIN), apoia essas iniciativas para alavancar a cultura exportadora no estado, fortalecendo nossas relações internacionais e expandindo nosso mercado”, afirmou.
Comentários (0)