As inscrições para o 41º ciclo do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, com 3.174 vagas disponíveis em municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de todo o país, terminam nesta quinta-feira, 8. No Tocantins, estão previstas 33 vagas em 26 municípios do estado (lista completa ao fim do texto). Desse total, 18 vagas em 14 municípios estão em áreas de alta ou muito alta vulnerabilidade.
A cidade com maior número de oportunidades previstas é Paraíso do Tocantins, com 4. A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social. Os médicos interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio. O edital foi publicado na última sexta-feira, 2, e tem como objetivo ampliar o atendimento em regiões prioritárias, áreas remotas e de alta vulnerabilidade social.
Distribuição das vagas
Do total de oportunidades, 3.066 vagas serão destinadas a 1.620 municípios, enquanto 108 serão alocadas em 26 DSEIs. A maioria das vagas (75,1%) está concentrada em cidades de pequeno porte, seguidas por municípios de médio (11,1%) e grande porte (13,8%). A seleção prioriza regiões com menor proporção de médicos por habitante, conforme dados do estudo Demografia Médica 2025. Confira o quadro de vagas aqui.
A iniciativa busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), integrando profissionais às equipes de Saúde da Família para oferecer atendimento contínuo à população. A meta do governo é alcançar 28 mil médicos no programa até o final de 2025.
De acordo com o edital, as oportunidades no 41º ciclo do Mais Médicos estão distribuídas entre três perfis profissionais: médicos formados no Brasil com registro no registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil; médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro) e médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).
O Ministério da Saúde esclarece que para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
Requisitos Gerais
Todos os candidatos devem:
- Estar em dia com a Justiça (federal e estadual) no local onde residem ou residiram nos últimos seis meses.
- Homens brasileiros: apresentar quitação militar.
- Brasileiros: estar regular perante a Justiça Eleitoral.
Como se Inscrever
As inscrições devem ser feitas até 8 de maio pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). No ato da inscrição, é necessário anexar:
- Declaração de próprio punho atestando conhecimento da língua portuguesa (para estrangeiros) e das normas do SUS.
- Documentos comprobatórios de formação e regularidade jurídica.
Comentários (0)