INSS retoma atendimentos presenciais no país; agências do TO e SP seguem fechadas

Em exceção do Tocantins, com a justificativa de que materiais de proteção ainda estão em fase de implantação, e para devida segurança, retorno irá acontecer quando estiverem preparados.

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As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a reabrir no país para atendimento presencial nesta segunda-feira, 14. A abertura se dará através de etapas após de mais de 5 meses fechadas por causa da pandemia do coronavírus. Em exceção do Tocantins, com a justificativa de que materiais de proteção ainda estão em fase de implantação, e para devida segurança, o retorno irá acontecer quando estiverem preparados. O estado de São Paulo Paulo também não terá regresso ainda, em razão de uma decisão judicial.

 

De acordo com o INSS, o atendimento presencial está sendo retomado devido a uma forte demanda relativa a cumprimento de exigências por parte do segurado. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.

 

O instituto optou por reabrir as maiores agências, que respondem por cerca de 70% da demanda. Antes da decisão judicial em São Paulo, a estimativa era de que mais de 600 das 1,5 mil agências do país estariam funcionando nesta segunda.

 

Segundo nota do Ministério da Economia, estão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica; avaliação social; cumprimento de exigência; justificação administrativa ou judicial; e reabilitação profissional.

 

Solicitações de aposentadoria, pensão e salário maternidade continuam sendo feitos remotamente.

 

O INSS informou que vai recorrer da decisão que impediu a reabertura das agências em São Paulo e afirma que as demais regiões do país reabrem normalmente nesta segunda-feira.

 

No país, existem 1.525 agências da Previdência Social. Segundo o INSS, antes da reabertura, cada unidade irá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

 

Ainda de acordo com o órgão, as unidades que não reunirem as condições necessárias para atender ao cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido e será disponibilizado um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

 

Agendamentos

 

Os agendamentos de atendimentos devem ser feitos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido.

 

O objetivo da medida, segundo o INSS, é evitar aglomerações dentro e fora das agências. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.

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