A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, reiterou na tarde desta quinta-feira, 11, em Bruxelas, que o Mercosul está pronto para negociar o acordo de livre comércio com a União Europeia, mas avalia que o período de férias da instituição, nos meses de julho e agosto, postergue para depois desse período as negociações.
Segundo a ministra, os Estados membros da União Europeia precisam ser consultados sobre a troca de ofertas, estágio das negociações em que regras e produtos são tratados de forma objetiva para a finalização do acordo.
“Estamos prontos para entregar a oferta do Mercosul, agora em junho, se a UE estiver com a sua proposta pronta, mas as férias da União Europeia, em julho e agosto, talvez atrasem para setembro, pois eles precisam consultar todos os comissários e países, o que levaria dois meses”, disse a ministra.
A ministra acompanha a presidente Dilma Rousseff na visita a Bruxelas, onde participam da cúpula da União Europeia com a Celac – Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Comentários (0)