O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 22, o Edital nº 18/2025, que regulamenta a oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025. As mantenedoras interessadas em incluir suas instituições de ensino superior no processo deverão registrar, no sistema informatizado do Fies (SisFies), as informações referentes a cursos, turnos e locais de oferta entre os dias 1º e 8 de outubro, até as 23h59.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal, administrado pelo Ministério da Educação (MEC) e instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é oferecer financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e que estejam devidamente credenciadas ao programa.
A partir de 14 de outubro, está prevista a publicação de um novo edital do Fies para a ocupação das vagas remanescentes do segundo semestre de 2025. O documento trará as regras e o cronograma para as inscrições dos estudantes, que serão destinadas exclusivamente àqueles que conseguirem cumprir a frequência mínima exigida no período letivo.
Prazo
Já o prazo para a eventual retificação dos termos emitidos pelas mantenedoras participantes desta edição do Fies é de 9 a 14 de outubro de 2025. As instituições de ensino superior interessadas em participar devem obrigatoriamente preencher as informações no sistema FiesOferta dentro do prazo estabelecido. Poderão ofertar vagas somente as mantenedoras com termo de adesão ao Fies e ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) válidos. Os cursos superiores com oferta de vagas precisam ter avaliação positiva no Sinaes.
Cursos e turmas
As mantenedoras devem divulgar, em seus sites e em locais de grande circulação, a relação de cursos e turnos com vagas remanescentes, bem como garantir acesso gratuito à internet para as inscrições. Além disso, não poderão cobrar taxas dos candidatos. O edital também define os critérios para a seleção das vagas, realizada pela Sesu/MEC, que observará obrigatoriamente a disponibilidade orçamentária, conceito do curso no Sinaes, demanda por financiamento por mesorregião e prioridade para cursos de medicina.
Comentários (0)