O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), atualizou o cronograma do programa Pé-de-Meia Licenciaturas, uma das ações do Mais Professores para o Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 4, com previsão de pagamento das bolsas da primeira chamada a partir do quinto dia útil de maio.
Criado para incentivar a formação de novos professores e fortalecer os cursos de licenciatura, o Pé-de-Meia é voltado a estudantes aprovados em cursos de licenciatura por meio do Sisu, Prouni ou Fies, desde que tenham obtido nota mínima de 650 pontos no Enem 2024.
O resultado preliminar da primeira chamada também foi divulgado. O prazo para interposição de recursos vai de 5 a 9 de abril e o resultado definitivo será publicado no dia 14.
Segunda chamada
A segunda chamada do programa será aberta em 7 de abril e contemplará candidatos elegíveis que não foram selecionados na primeira lista. Os interessados devem realizar o cadastro de currículo e pré-inscrição na plataforma Freire, seguindo o passo a passo indicado pelo MEC:
1. Cadastrar o currículo e preencher os dados pessoais;
2. Acessar a aba do programa Pé-de-Meia Licenciaturas;
3. Preencher o termo de ciência e concordância;
4. Informar a matrícula na instituição de ensino superior (IES) — ou, caso ainda não matriculado, o CPF.
O acompanhamento da inscrição pode ser feito diretamente na plataforma. Os bolsistas selecionados na segunda chamada terão os pagamentos realizados até o quinto dia útil do mês seguinte ao cadastro pela IES no SCBA (Sistema de Pagamento de Bolsas).
Comentários (0)