O Ministério da Saúde abrirá amanhã, 5, as inscrições para o 41º ciclo do Programa Mais Médicos, com 3.174 vagas disponíveis em municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de todo o país. O edital foi publicado na última sexta-feira, 2, e tem como objetivo ampliar o atendimento em regiões prioritárias, áreas remotas e de alta vulnerabilidade social.
Distribuição das vagas
Do total de oportunidades, 3.066 vagas serão destinadas a 1.620 municípios, enquanto 108 serão alocadas em 26 DSEIs. A maioria das vagas (75,1%) está concentrada em cidades de pequeno porte, seguidas por municípios de médio (11,1%) e grande porte (13,8%). A seleção prioriza regiões com menor proporção de médicos por habitante, conforme dados do estudo Demografia Médica 2025. Confira o quadro de vagas aqui.
A iniciativa busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), integrando profissionais às equipes de Saúde da Família para oferecer atendimento contínuo à população. A meta do governo é alcançar 28 mil médicos no programa até o final de 2025.
De acordo com o edital, as oportunidades no 41º ciclo do Mais Médicos estão distribuídas entre três perfis profissionais: médicos formados no Brasil com registro no registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no Brasil; médicos brasileiros formados no exterior (intercambista brasileiro) e médicos estrangeiros com habilitação para o exercício da medicina no exterior (intercambista estrangeiro).
O Ministério da Saúde esclarece que para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
Requisitos Gerais
Todos os candidatos devem:
- Estar em dia com a Justiça (federal e estadual) no local onde residem ou residiram nos últimos seis meses.
- Homens brasileiros: apresentar quitação militar.
- Brasileiros: estar regular perante a Justiça Eleitoral.
Como se Inscrever
As inscrições devem ser feitas até 8 de maio pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). No ato da inscrição, é necessário anexar:
- Declaração de próprio punho atestando conhecimento da língua portuguesa (para estrangeiros) e das normas do SUS.
- Documentos comprobatórios de formação e regularidade jurídica.
Comentários (0)