A ministra da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento (MAPA), Kátia Abreu, comemorou a medida que garante assento para o MAPA e para a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) no Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A inclusão dos dois já deve ser publicada na edição desta segunda-feira, 16, no Diário Oficial da União.
“É um espaço importante para o agronegócio, que agrega 40% das exportações brasileiras. Nada mais justo”, disse a ministra, que também agradeceu “à sensibilidade da presidente Dilma Rousseff por garantir mais essa conquista ao agronegócio”. Há cinco anos ela vinha pleiteando uma cadeira para o agronegócio junto à Agência.
Plano Safra
A ministra reiterou que um eventual aumento das taxas de juros do Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016 não inviabilizará a agricultura do país. “Nós não devemos nos preocupar porque nada será feito, se houver aumento, que inviabilize a agricultura. Sabemos da rapidez com que a agricultura responde à economia, ao emprego, às exportações. Estou totalmente tranquila no que diz respeito aos volumes e aos juros que praticaremos na próxima safra”, disse Kátia Abreu durante entrevista a jornalistas, após participar de encontro entre ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário dos BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), no Palácio Itamaraty.
De acordo com ela, o Plano Safra será divulgado no momento adequado, quando os estudos forem terminados. “São muitos produtos, muitas áreas, e queremos avaliar detalhadamente cada um desses setores. Não com o objetivo de tirar, muito pelo contrário, com o objetivo de ampliar o apoio”, concluiu.
(Com informações da Ascom)
Comentários (0)