O ex-jogador Nilton Santos, craque da Seleção Brasileira de Futebol nos campeonatos mundiais de 1950, 1954, 1958 e 1962, morreu às 15h50 desta quinta-feira, 27, aos 88 anos no hospital da Fundação Bela Lopes, em Botafogo, onde estava internado com infecção pulmonar. Nilton Santos, que além da seleção brasileira jogou no Botafogo, sofria há anos de Alzheimer.
O corpo do ex-jogador está sendo velado na sede do Botafogo, na Rua General Severiano, no bairro de mesmo nome. O sepultamento está previsto para às 16h desta quinta-feira, 28, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo.
Conhecido como “a enciclopédia do futebol” por seus conhecimento sobre o esporte, o bicampeão mundial Nilton Santos foi eleito pela Fifa, em 2000, como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos. Ele disputou 84 partidas pela seleção brasileira, pela qual fez três gols.
Ídolo do Botafogo foi também o jogador que mais atuou em partidas pelo clube: 723 jogos em 16 anos. Carioca da Ilha do Governador, nascido em 16 de maio de 1925, Nilton Santos começou a carreira em 1948 no Botafogo. O time em que sempre jogou, hoje o homenageia com uma estátua em frente à sede do clube, na Rua General Severiano.
O governador do Tocantins, Siqueira Campos, manifestou pesar pelo falecimento do ídolo do esporte nacional. Confira nota na íntegra:
“O governador Siqueira Campos manifesta aos familiares de Nilton Santos e a todos os amantes do futebol profundo pesar pelo falecimento deste ídolo esporte nacional.
Para o governador, o povo do Tocantins perdeu um grande amigo, um dos maiores jogadores de futebol do mundo que, por suas qualidades técnicas e merecido reconhecimento, recebeu o honroso título de Enciclopédia do Futebol. E que teve convivência extraordinária com todas as pessoas envolvidas no esporte e em diversas áreas da sociedade.
O Tocantins, conforme o governador, ao dar ao estádio de futebol de Palmas o nome de Nilton Santos, homenageou em vida um ícone.
O governador lembrou ainda que Nilton Santos desenvolveu magnífico trabalho com crianças tocantinenses, que tiveram a oportunidade de aprender lições de futebol e de vida com um o ídolo, dono de carisma e excelentes exemplos dentro e fora de campo.
Ainda de acordo com o governador, Nilton Santos não se destacava apenas pelas qualidades de jogador de futebol, mas por seu caráter digno de um homem honesto, um grande exemplo para a sociedade”.
Comentários (0)