O Ministério da Justiça divulgou nesta quinta-feira, 15, o Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios, apontando que Palmas é a capital do País com maior taxa de violência doméstica. Na Capital, em 2014, foram registradas 133 agressões por 100 mil habitantes, ocorridas dentro das residências. Já o Tocantins está em segundo lugar na categoria no ranking entre os estados brasileiros, com 57,31 casos por 100 mil habitantes.
Segundo aponta o diagnóstico, os dados foram coletados do Sistema Nacional de Agravamento de Notificação, do DataSus, apontando vítimas de agressões que chegam a ser atendidas em hospitais. O diagnóstico apresentado tem como objetivo geral subsidiar o Ministério da Justiça na compreensão das taxas e causas dos homicídios para o desenho inicial de ações e estratégias. Esse foi o primeiro estudo do gênero, e a previsão é que um novo diagnóstico seja divulgado até o próximo ano.
Embora tenha alta taxa de violência doméstica, o que segundo o estudo pode demonstrar mais casos são denunciados à polícia, os fatores de riscos analisados pelo Ministério da Justiça, relacionados ao Tocantins, não foram considerados ruins. Sobre a taxa de homicídios o estado tem uma das mais baixas, sendo o 24º colocado no ranking nacional, com taxa de 20,91.
Ainda sobre homicídios, Palmas está entre as cinco capitais do país com menos que 100 registros de homicídios em 2014.
(Com informações do Ministério da Justiça)
Comentários (0)