PF apreende armamento e mais de 110 mil dólares em dinheiro em operação em Palmas

Ao todo, foram cumpridos 34 mandados judiciais em 7 estados e no Distrito Federal.

Crédito: PF/Divulgação

Ao cumprir um dos madatos de busca e apreensão, a Polícia Federal (PF) encontrou nesta quinta-feira, 29, cerca de 110 mil dólares e 26 mil euros, além de 70 armas com um dos alvos. A ação daz parte da 25ª fase da Operação Lesa Pátria, executada para dentificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos.

 

Em nota, a corporação informou que são cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão, três de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico – todos expedidos pelo STF. As ações ocorrem no Rio Grande do Sul (2), em Minas Gerais (2), no Tocantins (8), no Paraná (6), em Mato Grosso do Sul (3), São Paulo (7), no Espírito Santo (1) e Distrito Federal (2).

 

Ainda de acordo com a PF, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

 

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, destacou a nota.

 

“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas”, concluiu a PF.

 

Fonte: Agência Brasil

Comentários (0)