Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou parecer favorável sobre a segurança e eficácia da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. Nesta quarta-feira, 26, foi concluída a última etapa de um longo período de pesquisas e investimentos, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da parceria entre o Ministério da Saúde e a empresa chinesa WuXi.
“A grande novidade agora é termos uma vacina 100% nacional que nos permitirá definir uma estratégia para todo o país de proteção da nossa população”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Conforme o parecer do ministério, o imunizante apresentou eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática na população de 12 a 59 anos, ou seja, em 74% dos casos, a doença foi evitada graças à vacina. Também demonstrou 89% de proteção contra as formas graves e com sinais de alarme, conforme estudo publicado na revista The Lancet Infectious Diseases.
Na próxima semana o Ministério da Saúde discutirá com especialistas e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para definir a estratégia de vacinação e públicos prioritários. A expectativa é incluir a vacina no calendário nacional de vacinação e garantir o acesso em 2026, exclusivamente pelo SUS.
Comentários (0)