Uso de máscara em aviões e aeroportos volta a ser obrigatório;Palmas faz recomendação

A resolução aprovada pela Anvisa entra em vigor nesta sexta-feira, 25. Em Palmas, nota técnica da Semus recomenda o uso de máscaras em estabelecimentos de saúde, transporte público e escolar

Crédito: Raiza Milhomem/Secom Palmas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeroportos. A medida tem o objetivo de reduzir o risco de contágio de Covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.

 

A resolução, aprovada pela diretoria colegiada do órgão, entra em vigor nesta sexta-feira, 25. A partir desta data, será obrigatório o uso de máscaras faciais dentro dos terminais aeroportuários, meios de transporte e outros estabelecimentos localizados na área dos aeroportos.

 

A norma aprovada prevê que, nos veículos utilizados para deslocamento de viajantes para embarque ou desembarque em área remota, viajantes e motoristas mantenham o uso obrigatório e adequado das máscaras faciais.

 

Nota técnica da Semus recomenda uso de máscara em Palmas 

 

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) emitiu nesta terça-feira, 22, uma nota técnica de recomendação com uma série de medidas que a população deve tomar diante da circulação da subvariante BQ.1 da ômicron da Covid-19 no Brasil. A nota foi elaborada pela Vigilância em Saúde da Pasta. Confira o documento.  

 

A nota considera o aumento significativo de casos de Covid-19 em Palmas, embora até o momento não haja confirmação de casos da subvariante na Capital.

 

A adoção do uso de máscara está entre as medidas elencadas. A recomendação se aplica aos estabelecimentos de saúde (tendo em vista a grande circulação de idosos, crianças e pessoas imunossuprimidas nestes espaços), transporte público, ambiente escolar e transporte escolar. 

 

A Semus também recomenda a adoção do uso de máscara pelas pessoas que estão com sintomas gripais. A esse público também é indicado que evite locais fechados e aglomerações. 

 

Aos departamentos de trabalho, comércio e igrejas ou outros lugares com grande circulação de pessoas, a Semus indica a disposição de álcool em gel, lavagem das mãos com água e sabão, uso de máscara e sempre que possível a manutenção da ventilação natural.

 

Além de todas essas medidas, a Semus também reforça a importância de completar o esquema vacinal, a testagem para pessoas com sintomas gripais e/ou contato com caso confirmado e ainda o isolamento desse público. 

 

*Matéria com informações da Agência Brasil e Prefeitura de Palmas

Comentários (0)