10 mil pessoas participam de ação do exército e prefeitura no combate ao Aedes

Prefeitura e Exército realizaram ações em escolas, praças, visitas a residências e áreas prioritárias onde foram localizados e eliminados 318 focos do mosquito Aedes Aegypti

Exercito e Araguaína em combate ao Aedes
Descrição: Exercito e Araguaína em combate ao Aedes Crédito: Ascom

Continuando as ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus Zika, no Município de Araguaína, as atividades da Prefeitura em parceria com Exército Brasileiro e Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) levaram informação sobre as doenças para mais de 10 mil pessoas.
 

Com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria da Saúde, durante os três dias de ação, entre os dias 13 e 15 de abril, foram inspecionadas 4.919 residências, sete imóveis fechados e 62 pontos estratégicos, sendo eliminados 318 focos.
 

Aproximadamente 400 pessoas, entre agentes de combate às endemias, alunos e militares do Exército, participaram das atividades, com visitas das equipes em residências para eliminação de pontos de proliferação do vetor, distribuição de panfletos com dicas, orientações e cuidados para a população.
 
 

Escolas

Nos três dias de ação, as atividades também aconteceram nas escolas e creches do Município. Aproximadamente dois mil alunos de 14 unidades de ensino receberam as equipes de Vigilância em Saúde da Prefeitura e do Exército, que levaram palestras com apresentação de teatro com fantoches, informações sobre o mosquito e os cuidados que todos devem ter para não contrair doenças.
 
 

Praças

As praças das Bandeiras e do Setor Noroeste contaram com uma exposição de material do Exército Brasileiro e uma Pista de Combate ao Mosquito voltada para o público infantil, além das apresentações da Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva.
 

Além da pista, o que chamou a atenção principalmente das crianças foram os canhões de guerra. As tendas também receberam várias visitas. No local, houve distribuição de panfletos e revistinhas ilustrativas com informações de como interromper o ciclo de vida do mosquito com apenas alguns minutos de atenção e conscientização.

 

Comentários (0)