Cerca de 150 famílias residentes em uma área irregular no Jardim Aureny III serão remanejadas para o Setor Janaína. O loteamento onde as casas foram construídas fica na área onde deverão passar os emissários de drenagem que fazem parte de um projeto de saneamento.
Segundo o diretor de regularização fundiária da Secretaria de Habitação do município, Elias Martins Neto, as famílias que estão em área irregular já foram cadastradas no sistema da Caixa Econômica. “As casas devem ficar prontas em dezembro, os cadastros já foram feitos e as famílias deverão passar pelo processo de seleção na Caixa. Devido a esse pessoal morar em barracos, creio que a grande maioria será atendida”, explicou.
Ainda segundo Neto, na época em que o loteamento foi feito não foi levado em consideração que local estava próximo ao córrego Machado, “esse loteamento é antigo, foi criado na década de 90 e naquela época não foi realizado nenhum estudo sobre os impactos ambientais na área”, acrescentou.
De acordo com Neto, cerca de 70 famílias que estão em área regular no mesmo loteamento permanecerão no local “essas outras setenta famílias, embora estejam em área regular, estão no local onde também serão passados os emissários de drenagem, porém elas só serão remanejadas daqui um ano quando forem finalizar o programa de saneamento daquela região”, afirmou o diretor.
O diretor de regularização garante que nenhuma família será prejudicada, pois existe uma verba dentro do programa de saneamento destinada para a construção dessas casas. “As famílias receberão casas iguais ou melhores. Com o programa habitacional serão 250 casas, tem até escola de tempo integral naquela área, com prioridade a atender essa população”, ressaltou Elias Neto.
Após o remanejamento das famílias, a Prefeitura pretende implantar naquela área um parque linear com extensão desde o setor Santa Bárbara até o setor Berta Vile. Serão investidos R$ 50 milhões em infraestrutura e unidades habitacionais. Os recursos do investimento fazem parte do PAC 2 e do Projeto Saneamento para Todos, do Governo Federal.
Comentários (0)