17º Concurso de Declamadores de Poesias homenageia Gonçalves Dias e Josafá Miranda

O projeto que teve início no ano de 2002, teve em sua 17º edição o tema de “O Folclore na Poesia de Gonçalves Dias” e diversas premiações

Vencedores do concurso nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil
Descrição: Vencedores do concurso nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil Crédito: Divulgação Marilucia de Abreu

Aconteceu na quinta-feira, 01 de novembro, no auditório do QCG - Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Palmas, na Quadra 304 Sul, o já tradicional “Concurso de Declamadores de Poesias” da ETI Daniel Batista. Nessa 17ª edição o projeto trabalhou com a temática “O Folclore na Poesia de Gonçalves Dias”, que concedeu diversas homenagens aos autores Gonçalves Dias e o professor e poeta Josafá Miranda de Souza.

 

O projeto que teve início no ano de 2002, no pátio da escola, com apenas 15 alunos, hoje já faz parte do PPP - Projeto Político Pedagógico. Com o passar dos anos, o concurso foi crescendo e ganhando mais admiradores e participantes. Ele é considerado um dos projetos carro chefe da escola, tanto pelo tempo de execução como da sua importância para a comunidade escolar e pais de alunos. O “Declamadores de Poesias” juntamente com o projeto “Meu Maior Tesouro”, foram responsáveis para trazer à escola, o “Título Internacional de Escola Criativa”.

 

Com várias etapas, o concurso passa por várias fases até chegar à noite de culminância. Nesta edição, o corpo de jurados convidado pela ETI Daniel Batista, entre entre escritores, jornalistas, atores e professores incluíam Ana Kamila da Silva, José Ribamar Morais de Farias, Lígia Carlos Rolim Póvoa, Irma Galhardo, Almacides Pereira de Andrade, Talles Victor Pontes, Chryss Ferreira Macêdo, Osmar Casagrande e Roberta Tum. Alguns dos jurados  acima, acompanham o projeto desde sua primeira edição e também já foram homenageados pela escola. Os itens avaliados pelos jurados são: voz e corpo, postura no palco e criatividade. Eles atribuem pontuação de 5 a 10 em cada um dos itens.

 

“O “Momento com o poeta” é sempre de grande expectativa para nossos participantes. Acontece sempre na biblioteca com todos os alunos que vão declamar poesias! É um momento deles com o autor homenageado! Nesta edição aconteceu na manhã do dia 18 de outubro. O professor  e poeta Josafá Miranda de Souza, presenteou nossos alunos com um bate papo muito agradável, onde ele falou da sua história, declamou poesias e fez contação, respondeu perguntas dos alunos,  além de dar autógrafos para a meninada!”, explicou a idealizadora e coordenadora do evento, a professora Marilucia Abreu Lira.

 

“Na noite do “Declamadores de Poesias” todos os funcionários da escola se envolvem e se emocionam com as apresentações dos alunos!  O Declamador de Poesias é realmente um momento para saborear cultura e poesia!”, contou.

 

Este ano, os vencedores do concurso foram, na categoria infantil, 1º lugar: Pedro Otávio de Oliveira, 5º ano, com o poema “Exaltação”, de Simone Póvoa; 2º lugar: Bianca Karoliny Farias da Rocha, 5º ano, com o poema “A bailarina”, de Cecília Meirelles; 3º lugar: Maria Eduarda de Deus Nascimento, 5º ano, com o poema “Natal”, de Simone Póvoa.

 

Na categoria Infantojuvenil, foram premiados os alunos, Júlia Coelho Rodrigues, 7º ano, com o poema “A minha rosa”, de Gonçalves Dias em 1º lugar, Beatriz Lisboa da Silva, 6º ano, com o poema “Soneto de fidelidade”, de Vinícius de Moraes, em 2º lugar e Yasmin Almeida de Souza, 6º ano, com o poema “Favorito”, de Josafá Miranda de Souza em 3º.

 

Já na categoria juvenil, Andressa Maria Araújo do E. Santo, 8º ano, com o poema “E se”...”, de Bráulio Bessa levou o 1º lugar, Gabriel de Souza Marinho, 9º ano, com o poema “Poema patético”, de Carlos Drummond de Andrade o 2º e Beatriz Vítor de Freitas, 9º ano, com o poema” Mulher de verdade”, de Osmar Casagrande, o 3º lugar da premiação.

 

 

 

 

Comentários (0)