1º Fórum de REDD+ Jurisdicional acontece nesta terça e quarta-feira em Palmas

Evento é voltado para os povos originários, comunidades tradicionais e agricultores familiares

Crédito: Fernando Alves/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins promove nesta terça e quarta feira, 17 e 18 de outubro, o 1° Fórum REDD+ Jurisdicional do Tocantins com povos originários, comunidades tradicionais e agricultores familiares, das 08h30 às 18h00, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

 

O evento tem como objetivo informar sobre o Programa de REDD+ Jurisdicional e ouvir dos mais de 200 participantes convidados sugestões que podem auxiliar na construção coletiva do subprograma de repartição de benefícios, visando à execução do Programa,  financiado com recursos de créditos de carbono florestal jurisdicional.

 

Além disso, o público vai contribuir para o planejamento de 24 oficinas que serão realizadas com estes segmentos para o desenho do subprograma, parte do processo consultivo que inclui ainda consulta pública e audiência pública. Neste sentido, a participação dos mesmos é fundamental para a elaboração das salvaguardas, exigência para certificação dos créditos de carbono.

 

Participam secretários de Estado, representantes do Acre e do Mato Grosso, instituições não governamentais e internacionais, além de líderes das respectivas comunidades.

 

Na programação, a realização de painéis que irão tratar, entre outros temas, a Partilha das Oportunidades e Desafios para implantação do REDD+ no Tocantins. Além de oficinas caracterizadas por Rodas de Diálogos voltadas para os participantes, como forma de potencializar a participação e compreensão dos mesmos nos temas que serão objeto de escuta e proposição.

 

Implementado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o apoio técnico da Tocantins Parceria (Topar) e Tocantins Carbono (Tocar), o Programa Jurisdicional REDD+ do Tocantins conta ainda com o apoio e envolvimento de diversos órgãos, entre eles, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).

Comentários (0)