2º Festival da Manga em Xambioá valoriza a riqueza produtiva local

Em sua segunda edição, evento idealizado pelo Conselho Comunitário valoriza a riqueza produtiva local e contribui para fomentar o empreendedorismo social

20 mulheres foram capacitadas em oficinas de produção
Descrição: 20 mulheres foram capacitadas em oficinas de produção Crédito: Divulgação

Comunidades de baixa renda de Xambioá (TO) participaram, de 15 a 22 de novembro, de oficinas voltadas para o empreendedorismo social a partir da fabricação de produtos que têm como base uma das principais riquezas do agronegócio regional: a manga. A fruta dá nome ao Festival da Manga, que é idealizado pelo Conselho Comunitário de Xambioá e realizado com apoio da Votorantim Cimentos, entidades e órgãos públicos municipais.

 

O evento é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a cultura local, por meio da diversificação do aproveitamento da manga, contribuindo para movimentar a economia, fortalecer a culinária nativa, a conservação ambiental e o turismo local. Em sua segunda edição, foram promovidas no Festival várias atividades gratuitas para pessoas interessadas em obter a própria renda com a fabricação de produtos artesanais.

 

No Assentamento Barra do Lontra, 20 mulheres foram capacitadas em oficinas de Produção de Licor, Compota e Sabão de Manga. Outra atividade do Festival foi a Oficina de Doces, Compotas e Geleia, com a participação de 20 profissionais, entre merendeiras, cozinheiros e doceiras. A programação do evento ainda contou com a Oficina Gastronômica à Base de Manga, que beneficiou 50 participantes, entre pessoas da comunidade local, merendeiras e cozinheiros. Já a Oficina de Artesanato com Caroço de Manga contemplou 25 estudantes das escolas públicas.

 

Segundo a conselheira do Conselho Comunitário de Xambioá, Antonia Rita Costa Monteiro, o Festival da Manga já é um evento reconhecido pela população e tem tudo para entrar para o calendário oficial de eventos da cidade. Para ela, além de impulsionar a economia criativa, o Festival contribui para a sustentabilidade ambiental, incentivando o aproveitamento da manga em todas as suas etapas.

 

“Durante o Festival foram feitas doações de mudas e orientações sobre como evitar o desperdício de manga. Mostramos como aproveitar até mesmo as folhas, que serão utilizadas nos figurinos das jovens que irão participar do desfile da Rainha da Manga, marcado para o dia 23 de novembro. É uma atração, inclusive, muito importante para também movimentar a cultura e o turismo local”, ressaltou Antonia.

 

Abaixo, segue uma das receitas ensinadas no Festival da Manga, disponibilizada pelo Conselho Comunitário de Xambioá:

 

Compota de Manga e Canela

 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

4 mangas

1 pau de canela

Canela em pó para polvilhar

 

Modo de fazer

 

Misture o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até formar um caldo em ponto de fio fino. Enquanto isso descasque as mangas e corte em fatias finas. Quando o caldo estiver no ponto, junte os caroços e as mangas fatiadas, o pau de canela e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Retire os caroços e espere o doce esfriar. Sirva polvilhado com canela. 

 

Comentários (0)